O Microsoft 365 Copilot é uma ferramenta de produtividade alimentada por Inteligência Artificial que será lançada para clientes corporativos no dia 1º de novembro de 2023. O recurso também será disponibilizado para consumidores comuns em uma data posterior. Mas o que é como poderá ser usada?
O que é o Microsoft 365 Copilot?
Como dissemos, o Microsoft 365 Copilot é a nova aposta da Microsoft em IA, com foco em ajudar usuários a serem mais produtivos. Ele será, podemos dizer, um “assistente” dos usuários quando estiverem usando aplicativos da empresa: Microsoft 365, como Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams e muito mais.
Eis algumas tarefas onde o Microsoft 365 Copilot poderá auxiliar os usuários:
- Escrever texto: O Copilot pode gerar ideias, escrever frases e parágrafos, e até mesmo editar seu trabalho.
- Criar apresentações: O Copilot pode ajudá-lo a criar slides, adicionar conteúdo e até mesmo gerar animações.
- Enviar e-mails: O Copilot pode ajudá-lo a escrever e-mails, formatar o texto e até mesmo verificar a ortografia e a gramática.
- Conduzir reuniões: O Copilot pode ajudá-lo a planejar reuniões, gerar notas e até mesmo acompanhar os participantes.
Como o Microsoft 365 Copilot funciona?
O Microsoft 365 Copilot usa um modelo de linguagem de grande porte (LLM) para entender o que você está tentando fazer. Dando exemplos, tanto o ChatGPT como o Google Bard são LLMs.
O Copilot é treinado em um enorme conjunto de dados de texto e código, o que lhe permite gerar texto, traduzir idiomas, escrever diferentes tipos de conteúdo criativo e responder às suas perguntas de forma informativa. Algumas outras perguntas acabam surgindo:
O Microsoft 365 Copilot é seguro?
O Microsoft 365 Copilot é seguro e segue todas as políticas de privacidade e segurança da Microsoft. Ele está e continuará sendo treinado em um conjunto de dados de texto e código que é seguro e não contém nenhum conteúdo prejudicial, claro, palavras da Microsoft.
Quanto custa o Microsoft 365 Copilot?
O Microsoft 365 Copilot custará, nos EUA, US$ 30 por usuário em um acréscimo na mensalidade dos clientes corporativos. Já para consumidores comuns, a Microsoft se limita a dizer que “posteriormente” será lançado.
Os preços no Brasil não foram divulgados, porém, a Microsoft costuma “converter” suas assinaturas para nossa moeda em 1 para 1. Ou seja, o Microsoft 365 custará algo próximo a R$ 150.
Quando o Microsoft 365 Copilot estará disponível?
Como dito acima, ele chegará primeiro aos usuários corporativos no dia 1º de novembro de 2023. Não há data de quando chegará aos clientes comuns.
A Microsoft não está para brincadeira e há tempos vem mostrando que quer entrar de cabeça na era da Inteligência Artificial. Tudo começou quando integrou o ChatGPT 4 no seu buscador Bing, agora de maneira simbolica vai aposentar sua Assistente Cortana e substituir pela IA do 365 Copilot.
Vale lembrar que, por trás do Microsoft 365 Copilot, é usada a tecnologia do GPT-4 da OpenAI. Para efeito de comparação, o ChatGPT com GPT-4 custa atualmente U$ 20, ou seja, esses U$ 10 a mais no fim das contas não é tão alto assim, dada a integração que a Microsoft fez com seus produtos.
Coincidentemente, ou não, a Amazon anunciou hoje uma atualização da Alexa, que também vai se tornar uma LLM e responder perguntas mais “humanamente” usando IA.
Outros detalhes sobre o lançamento do Microsoft 365 Copilot
- O recurso estará disponível inicialmente para clientes corporativos que tenham uma assinatura do Microsoft 365 E3, E5, Business Standard ou Business Premium.
- Os clientes corporativos poderão se inscrever para o programa de acesso antecipado ao Copilot a partir de 1º de agosto de 2023.
- O recurso também será disponibilizado para consumidores comuns em uma data posterior. A Microsoft ainda não anunciou quando isso acontecerá.
O que você acha do Microsoft 365 Copilot?