IBM lança mainframe especializado em IA para otimizar processamento de dados

IBM z17 para IA promete otimizar segurança e eficiência no processamento de dados em tempo real para empresas. Saiba mais!
Atualizado há 7 dias
IBM lança mainframe especializado em IA para otimizar processamento de dados
IBM z17 aprimora segurança e eficiência em processamento de dados em tempo real. (Imagem/Reprodução: Aibusiness)
Resumo da notícia
    • A IBM anunciou o IBM z17 para IA, um mainframe projetado para cargas de trabalho de inteligência artificial.
    • Se você trabalha com dados em tempo real, essa tecnologia pode aumentar a segurança e eficiência dos seus processos.
    • Empresas podem modernizar suas infraestruturas com suporte a IA multi-modelo e processamento seguro de dados.
    • O novo processador Telum II permite mais de 450 bilhões de operações de inferência por dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A IBM anunciou o IBM z17 para IA, a mais recente geração de sua plataforma mainframe projetada para suportar cargas de trabalho de Inteligência Artificial (IA) nativamente dentro da infraestrutura empresarial. Essa nova geração promete otimizar o processamento de dados em tempo real e aumentar a segurança.

Com base nos recursos do z16, o z17 introduz uma nova arquitetura com capacidade de inferência aprimorada, suporte a IA multi-modelo e foco no processamento de dados seguro e em tempo real. A novidade chega para modernizar o mercado de mainframes e aplicações.

Processador Telum II: O Coração do IBM z17 para IA

No coração do sistema está o processador Telum II, que apresenta um acelerador de IA on-chip de segunda geração. Segundo a IBM, o z17 pode realizar mais de 450 bilhões de operações de inferência por dia, um aumento de 50% em relação ao seu antecessor.

Esses números mostram o potencial do novo mainframe para aplicações como detecção de fraudes, avaliação de risco de crédito, análise de imagens médicas e prevenção de perdas no varejo. Se você está pensando em trocar de celular, não deixe de conferir dicas importantes para evitar golpes.

A IBM também planeja lançar o Spyre Accelerator, um complemento baseado em PCIe, no último trimestre deste ano. Isso permitiria a execução segura na plataforma de grandes modelos de linguagem e outras cargas de trabalho de IA generativa, reduzindo a necessidade de mover dados confidenciais para fora da plataforma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Novidades no Sistema Operacional z/OS 3.2

A empresa também apresentou o z/OS 3.2, a versão mais recente de seu sistema operacional projetado para mainframes de arquitetura IBM z. A atualização, prevista para o segundo semestre deste ano, oferecerá suporte ao gerenciamento de sistema acelerado por IA e métodos modernos de acesso a dados, incluindo NoSQL e processamento em nuvem híbrida.

A IBM também está introduzindo o Z Operations Unite, uma tecnologia unificada de monitoramento e gerenciamento de incidentes que integra logs e dados de desempenho usando OpenTelemetry. Combinado com o watsonx Assistant para Z, ele permite a detecção e resolução de incidentes baseadas em IA usando dados operacionais ao vivo.

A segurança também foi reforçada, com suporte para HashiCorp Vault para gerenciamento de segredos e novas ferramentas baseadas em IA para classificação de dados. O IBM Threat Detection para z/OS também expandirá os recursos de detecção de anomalias em todos os pipelines de dados corporativos.

A Perspectiva da IBM sobre o Futuro dos Mainframes e da IA

Em um briefing de lançamento, Tina Charquino, vice-presidente de gerenciamento de produtos para IBM Z, observou que 88% dos executivos veem a modernização de aplicativos mainframe como crítica para o sucesso a longo prazo e quase 80% dizem que a habilitação de IA será fundamental para atingir esse objetivo. Quer saber mais sobre como as empresas estão investindo em IA? Não deixe de conferir os vencedores do prêmio Product 50 Awards 2025.

“Passamos mais de 2.000 horas com quase 80 empresas diferentes em 36 personas diferentes, em 16 setores diferentes, para realmente entender como eles querem usar a IA, quando e onde eles querem usar a IA e que tipo de resultados eles realmente querem gerar”, disse Charquino no briefing.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O IBM z17 estará disponível em 18 de junho, com o Spyre Accelerator a seguir no quarto trimestre. Se você é fã da IBM, também pode se interessar pela expansão dos recursos de IA para o Masters Tournament 2025.

O lançamento do IBM z17 para IA representa um passo importante na evolução dos mainframes, integrando IA de forma nativa para otimizar o processamento de dados e garantir a segurança das informações.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.