Incrível Inteligência Artificial do Google faz vídeos a partir de imagens e textos

Nova ferramenta não só cria vídeos, como consegue até mesmo editar vídeos, tudo através de entradas de texto e de imagens!
Avatar de André Luiz
26/12/2023 às 18:46 | Atualizado há 4 meses
Incrível Inteligência Artificial do Google faz vídeos a partir de imagens e textos 1

Nos últimos meses, o mundo da tecnologia tem sido dominado pelas inovações em Inteligência Artificial (IA). Uma das mais notáveis ​​é o lançamento do poderoso modelo de linguagem de grande escala do Google, chamado VideoPoet. Essa tecnologia alimentada por IA permite a geração de vídeos de maneira criativa e inovadora.

Essa é a terceira Inteligência Artificial do Google anunciada nos últimos anos. Primeiro veio o Google Bard, recentemente o Google Gemini e agora temos o Videopoet, mostrando que a empresa quer se manter na vanguarda nesse novo mundo das IAs.

O VideoPoet: Uma Revolução na Geração de Vídeos

O VideoPoet é um recurso excepcional de inteligência artificial do Google que foi apresentado pela primeira vez no blog Google Research. Esse blog mantém a comunidade científica e tecnológica atualizada com os avanços mais recentes da gigante da tecnologia. Com o VideoPoet, é possível animar imagens, converter texto em vídeo, imagem em vídeo e até produzir áudio a partir de vídeos. Essa versatilidade torna essa tecnologia uma verdadeira maravilha.

Características Únicas do VideoPoet

O VideoPoet se destaca por várias características únicas que o diferenciam de outros modelos baseados em difusão, como o Imagen Video. Ele utiliza técnicas de preenchimento de espaços (inpainting) e expansão de imagens (outpainting) para animar imagens e editar vídeos. Além disso, o VideoPoet demonstra consistência visual de objetos ao gerar vídeos mais longos, o que o torna altamente estável e confiável.

Aplicações Versáteis do VideoPoet

O VideoPoet não é apenas versátil, mas também incrivelmente útil em diversas áreas. Ele pode ser utilizado para gerar vídeos a partir de textos, animar imagens estáticas, estilizar vídeos com base em informações de profundidade e fluxo óptico, criar clipes de áudio sem orientação textual e até mesmo gerar vídeos na orientação retrato. Essa adaptabilidade torna o VideoPoet adequado para diversas finalidades.

O VideoPoet não é apenas uma grande inovação atual, mas também aponta para o futuro da IA. Essa tecnologia evidencia o imenso potencial dos Modelos de Linguagem de Grande Escala (LLMs) na geração de conteúdo de vídeo. Além disso, a alta qualidade dos vídeos gerados pelo VideoPoet abre possibilidades para extensões em outras áreas, como texto-para-áudio, áudio-para-vídeo e legendagem automática de vídeos.

Mas o que essa nova Inteligência Artificial do Google consegue de fato fazer?

  • Texto para vídeo: identifica o prompt em texto e cria um vídeo com base nas informações enviadas;
  • Imagem para vídeo: converte uma imagem estática em um vídeo animado;
  • Edição de vídeo: usa os prompts de texto para editar aspectos do vídeo, como efeitos de profundidade, resolução e mudanças de movimento;
  • Estilização: aplica um estilo visual inteiro a um vídeo existente;
  • Pintura interna e externa: pode ser usado para preencher o espaço de tela de um vídeo com IA;
  • Vídeo para áudio: extrai somente a faixa de áudio de um arquivo.

Avanços Recentes em IA e suas Implicações

YouTube video

O lançamento do VideoPoet pelo Google segue outros avanços impressionantes em IA nos últimos meses. Um exemplo notável é o GPT-3, desenvolvido pela OpenAI, que surpreendeu o mundo com sua capacidade de gerar textos coerentes e persuasivos com base em prompts de texto. Além disso, a Microsoft também lançou a IA chamada Ava, que atua como assistente virtual, capaz de lidar com tarefas diárias e responder perguntas simples. Esses avanços demonstram como a inteligência artificial está se tornando cada vez mais assistiva e independente.

A tecnologia está sempre avançando, e o VideoPoet do Google é apenas um passo nessa jornada contínua. Essa revolução cinemática mostra o enorme potencial da inteligência artificial na geração de vídeos e abre caminho para futuros avanços em outras áreas. Portanto, este é o momento ideal para explorar e testar essa tecnologia inovadora e visualizar o que a IA do Google pode fazer por você. Esteja preparado para ser surpreendido pela revolução da IA no mundo dos vídeos.

“A inteligência artificial está transformando a forma como criamos e consumimos conteúdo audiovisual, e o VideoPoet é um exemplo revolucionário dessa evolução.” – Autor Desconhecido

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ