A Inteligência Artificial (IA) tem se tornado um tema cada vez mais comum no Brasil, especialmente depois do surgimento do ChatGPT, que tem sido utilizado em diversas áreas do mercado de trabalho. Além disso, as assistentes por voz, como a Alexia e a Siri, também são exemplos de como a IA já faz parte da nossa rotina. Segundo uma pesquisa da empresa Lambda3, 80% das pessoas já utilizaram a IA pelo menos uma vez.
- Inteligência Artificial: Como a IA pode ser utilizada em pequenas empresas?’
- Fim do ChatGPT? Elon Musk funda empresa de IA chamada X.AI
- Como usar o Midjourney para criar imagens com Inteligência artificial
A IA no entretenimento
A IA tem sido utilizada não apenas no mercado de trabalho, mas também no entretenimento. Com um pouco de criatividade, é possível realizar testes curiosos, como descobrir qual participante de um reality show aparece mais tempo na tela. Foi isso que o Jornal Estadão fez ao analisar os primeiros 90 episódios do Big Brother Brasil utilizando uma ferramenta de IA para cronometrar o tempo que cada rosto apareceu na TV.
O resultado do experimento
O experimento realizado pelo Jornal Estadão revelou que Bruna Griphao foi a participante que mais apareceu na tela do BBB, com um total de 3 horas e 29 minutos de exposição. No entanto, é importante destacar que a tecnologia utilizada tem algumas limitações para reconhecimento facial, como quando os participantes estão de costas ou quando a imagem é muito pequena. Nessas situações, o tempo de exposição na tela não é contabilizado pela máquina.
O impacto da IA no dia a dia
Segundo uma pesquisa da Hibou, 8 em cada 10 pessoas já ouviram falar sobre IA, e 54% da população acredita que essa ferramenta pode impactar diretamente sua rotina no dia a dia. No caso dos reality shows, o tempo de tela que cada participante recebe pode influenciar no resultado final do jogo, pois a exposição que cada um recebe dita a forma que são percebidos pelo público.
A teoria do agendamento
No mundo da comunicação, existe a teoria do agendamento, que reflete o efeito da exposição de notícias nas conversas das pessoas enquanto sociedade. Essa teoria sugere que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importante os assuntos veiculados na imprensa, e que aquilo que aparece com maior frequência nos meios de comunicação tende a integrar as conversas da sociedade. No caso dos reality shows, isso significa que os participantes que ficam mais tempo em destaque têm mais chance de serem lembrados pelo público e por marcas do mercado publicitário.
Leia também:
A importância do tempo de tela
No caso dos reality shows, o tempo de tela é decisivo não apenas para definir quem será o vencedor, mas também para saber quais competidores têm mais chances de negociar com grandes marcas. A exposição constante de uma pessoa em um programa de TV faz com que ela permeie as conversas sociais, o que pode acontecer também com produtos ou serviços. Por isso, é importante conhecer os serviços de marketing digital da Box Ideias.