▲
- As inscrições para o Enem 2025 já começaram e vão até 6 de junho.
- Se você planeja realizar o exame, fique atento às datas para não perder a chance.
- A nova função do Enem como certificado para maiores de 18 anos é uma mudança importante.
- Estudantes do terceiro ano do ensino médio têm pré-inscrição automática.
As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 já estão abertas! Se você pretende fazer o exame, fique ligado: o período de inscrição começou nesta segunda-feira, 26 de maio, e vai até o dia 6 de junho. Tudo é feito online, direto no site do Enem. A taxa de inscrição é de R$ 85, e o prazo para pagar é até 11 de junho.
Para confirmar sua inscrição, o pagamento deve ser realizado até a data limite. Quem está no terceiro ano do ensino médio já tem uma pré-inscrição automática e precisa apenas confirmar os dados e escolher a língua estrangeira na Página do Participante.
Uma novidade importante é que o Enem volta a ser aceito como certificado de conclusão do Ensino Médio para quem tem mais de 18 anos, dependendo da nota. Essa função tinha sido descontinuada em 2017, quando passou a ser exclusiva do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro, exceto em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro devido à COP 30.
Inscrições Abertas para o Enem 2025
As inscrições para o Enem 2025 já estão abertas e vão até o dia 6 de junho. Para se inscrever, basta acessar o site oficial do Enem e preencher o formulário. É importante lembrar que a taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 11 de junho para confirmar a participação no exame.
Estudantes do terceiro ano do ensino médio já estão pré-inscritos e precisam apenas confirmar seus dados e escolher a língua estrangeira. Essa facilidade visa simplificar o processo para quem está concluindo os estudos e deseja ingressar no ensino superior.
Leia também:
Novidades do Enem 2025
Uma das principais novidades do Enem 2025 é a retomada do uso do exame como certificado de conclusão do Ensino Médio para maiores de 18 anos. Essa função havia sido suspensa em 2017, sendo direcionada ao Encceja. Agora, o Enem volta a ser uma opção para quem busca essa certificação, dependendo do desempenho nas provas.
Essa mudança representa uma alternativa importante para quem não concluiu o ensino médio na idade regular e busca uma forma de comprovar seus conhecimentos. Para quem busca se aprimorar, existem também diversas plataformas para praticar inglês com IA, o que pode ser um diferencial na hora da prova de língua estrangeira.
As provas do Enem 2025 serão aplicadas em duas datas: 9 e 16 de novembro. No entanto, há uma exceção para os municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, onde as provas serão realizadas em 30 de novembro e 7 de dezembro. Essa alteração se deve à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30) nessas cidades.
Isenção da Taxa de Inscrição
Quem tem direito à isenção da taxa de inscrição do Enem 2025? O resultado dos pedidos de isenção já foi divulgado. No entanto, estudantes que estão concluindo o ensino médio em 2025 em escolas públicas estão automaticamente isentos, mesmo que não tenham feito o pedido formalmente.
Além disso, não será gerado boleto para participantes que declarem que usarão os resultados do Enem para obter o certificado de conclusão do Ensino Médio ou declaração parcial de proficiência e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Cronograma do Enem 2025
Para não perder nenhum prazo, confira o cronograma completo do Enem 2025:
- Inscrições: 26 de maio a 6 de junho
- Pagamento da taxa de inscrição: até 11 de junho
- Provas: 9 e 16 de novembro (30 de novembro e 7 de dezembro no Pará)
Fique atento a essas datas para garantir sua participação no Enem 2025 e não perca a chance de ingressar no ensino superior!
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.