▲
- Um estudo da PwC mostra que a Inteligência Artificial pode aumentar o PIB do Brasil em até 13% até 2035.
- Você pode se beneficiar de avanços tecnológicos que impulsionam a economia e criam novas oportunidades de negócios.
- O crescimento econômico depende da implementação responsável da IA e da confiança da sociedade e das empresas.
- Setores como energia e mobilidade podem se transformar, gerando impactos significativos no mercado.
Um estudo da PwC indica que a Inteligência artificial no Brasil tem o potencial de aumentar o PIB em até 13% na próxima década. Em nível global, esse aumento pode chegar a 15%, elevando as taxas de crescimento anuais em mais de um ponto percentual, comparável ao impacto da industrialização no século 19. No entanto, esse crescimento depende da implementação responsável e da confiança da sociedade e das empresas.
O relatório Value in Motion da PwC, destaca que essa expansão impulsionada pela IA não é automática. A implementação responsável, a governança clara e a confiança da sociedade e das organizações são cruciais. A análise da PwC aponta que a pressão para reinvenção das empresas está no nível mais alto em 25 anos, afetando 17 de 22 setores econômicos globais.
O estudo estima que US$ 7,1 trilhões em receitas podem mudar de mãos entre empresas já em 2025, mesmo antes dos efeitos do aumento global de tarifas. No Brasil, esse valor é de US$ 130 bilhões. Nos próximos dez anos, vários setores se ajustarão para atender às necessidades humanas, formando “domínios” que redesenharão as fronteiras setoriais, como a convergência de energia elétrica, fabricantes de baterias e tecnologia na mobilidade com veículos elétricos.
Marco Castro, CEO da PwC Brasil, afirma que o valor virá de organizações que conectarem diferentes setores. Empresas que focarem na evolução das necessidades dos clientes e na adoção de tecnologia para transformar suas operações poderão estabelecer um novo padrão de crescimento.
O Potencial da Inteligência Artificial no Brasil e no Mundo
Ainda segundo o estudo, sem a implementação responsável da IA e a confiança do mercado e da sociedade, o crescimento adicional seria de apenas 1 ponto percentual. Um cenário intermediário, com menor confiança e colaboração, projetaria um aumento de 8 pontos percentuais. No Brasil, esses impactos seriam de 0,6% e 6,5%, respectivamente. O estudo também aborda o impacto climático, mostrando que os riscos climáticos físicos podem reduzir a economia global em 7% até 2035.
Leia também:
A adoção da IA deve aumentar o consumo de energia por data centers. No entanto, o uso eficiente da IA para promover a eficiência energética poderia compensar esse aumento. A PwC estima que o impacto energético e as emissões resultantes da IA seriam neutros se cada ponto percentual adicional de uso da IA levasse a inovações que reduzissem a intensidade energética em apenas 0,1%.
Enquanto a tecnologia transforma a economia, a PwC está tomando medidas para ajudar seus clientes a aproveitar ao máximo a IA. Entre as iniciativas, destaca-se o Agente OS da PwC, que facilita a orquestração da IA em grande escala, conectando e escalando agentes inteligentes em fluxos de trabalho de forma mais rápida do que os métodos tradicionais. A empresa também está utilizando agentes de IA em seus próprios processos para aumentar a produtividade em serviços de assessoria tributária, asseguração e consultoria.
Investimento em Conhecimento e Novas Alianças Tecnológicas
A PwC investe continuamente em expertise em IA, com milhares de profissionais participando de programas de treinamento atualizados através da Network AI Academy. Quase 300 mil sócios e outros profissionais da PwC já participaram de treinamentos estruturados de IA. A PwC também anunciou novas colaborações com parceiros como AWS, Google Cloud, Microsoft e Oracle, ampliando suas alianças que incluem Adobe, Anthropic, Guidewire, OpenAI, SAP, Salesforce e Workday, entre outros.
A PwC está expandindo sua capacidade de traduzir insights específicos de indústrias em impacto real nos modelos de negócios de seus clientes. Isso inclui o lançamento de uma nova versão do ChatPwC, ferramenta de inteligência artificial generativa que agora inclui uma gama mais ampla de dados, metodologias e pesquisas proprietárias para oferecer às equipes de seus clientes acesso aos melhores insights da PwC. A PwC lançou uma nova plataforma de treinamento inteligente globalmente, que combina um conjunto de habilidades, recomendações de aprendizado alimentadas por IA e orientações para conversação, proporcionando uma experiência de desenvolvimento personalizada.
Além disso, a PwC atualizou sua identidade de marca e comunicação visual e verbal para refletir melhor seu papel em ajudar os clientes a construir, sustentar e acelerar o “momentum” para avançar. As mudanças incluem novas imagens e um logotipo atualizado com um novo elemento gráfico acima do nome da empresa, representando esse “momentum” e ilustrando como a PwC é a solução para o avanço de seus clientes. Empresas como a UpMat, que atua no setor educacional, também estão investindo em inteligência artificial.
Marco Castro conclui que a PwC está em constante evolução para oferecer as capacidades que seus clientes precisam. A empresa está firmemente posicionada para gerar valor, construir confiança e encarar o futuro com otimismo, alinhando-se ao espírito de evolução para se manter relevante para seus clientes e para a sociedade.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TI Inside