iOS 17 permitirá instalação de aplicativos de terceiros via sideloading

Novidade no iOS 17: suporte ao sideloading de aplicativos para atender as regulamentações europeias
Avatar de André Luiz
18/04/2023 às 12:10 | Atualizado há 1 ano
iOS 17 permitirá instalação de aplicativos de terceiros via sideloading 1

Segundo o site MacRumors, a Apple anunciou que a próxima atualização do seu sistema operacional móvel, o iOS 17, terá suporte a sideloading de aplicativos. Essa medida é uma resposta às novas regulamentações europeias que exigem a possibilidade de instalar aplicativos fora da App Store.

O que é sideloading de aplicativos?

Sideloading de aplicativos é o processo de instalar aplicativos em um dispositivo sem a utilização da loja oficial de aplicativos da plataforma. Isso pode ser feito por meio de arquivos baixados diretamente da internet ou através de lojas de aplicativos de terceiros.

Por que a Apple decidiu implementar o sideloading de aplicativos?

A Apple decidiu implementar o sideloading de aplicativos no iOS 17 para atender às novas regulamentações europeias que exigem a possibilidade de instalar aplicativos fora da App Store.

A medida visa aumentar a concorrência e garantir a liberdade do usuário de escolher de onde deseja baixar seus aplicativos.

Quais são as preocupações com o sideloading de aplicativos?

Embora a medida seja bem-vinda por alguns usuários, há preocupações de que o sideloading de aplicativos possa aumentar o risco de segurança e privacidade do dispositivo. A instalação de aplicativos de terceiros pode expor o dispositivo a malwares e outras ameaças de segurança.

Além disso, aplicativos instalados fora da App Store não passam pelo processo de revisão de segurança da Apple.

Como a Apple planeja garantir a segurança do sideloading de aplicativos?

De acordo com a Apple, o sideloading de aplicativos no iOS 17 será acompanhado de medidas de segurança adicionais. A empresa planeja implementar um processo de revisão de aplicativos semelhante ao utilizado na App Store.

Além disso, a Apple recomenda que os usuários só instalem aplicativos de fontes confiáveis.

A implementação do sideloading de aplicativos no iOS 17 pela Apple é uma resposta às novas regulamentações europeias que exigem a possibilidade de instalar aplicativos fora da App Store.

Embora a medida seja bem-vinda por alguns usuários, há preocupações de que possa aumentar o risco de segurança e privacidade do dispositivo. A Apple planeja implementar medidas de segurança adicionais para garantir a segurança do sideloading de aplicativos.

Fonte: MacRumors

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ