Quatro meses após o lançamento do iOS 18, a Apple divulgou dados sobre a participação de mercado do sistema operacional. A atualização trouxe recursos interessantes para os iPhones, como uma nova página de Apps, rastreamento ocular (Eye Tracking), dicas de movimento do veículo (Vehicle Motion Cues), modo escuro para ícones, a capacidade de excluir arquivos grandes e a opção de bloquear e ocultar aplicativos.
iOS 18 participação de mercado: Quatro Meses Depois
Tradicionalmente, as atualizações do iOS alcançam rapidamente a maioria dos iPhones. Neste ano, a tendência se mantém. A Apple revelou que 76% dos aparelhos lançados nos últimos quatro anos (incluindo as séries iPhone 14, 15 e 16) já estão rodando o iOS 18. No geral, 68% de todos os dispositivos estão usando a versão mais recente do sistema.
A versão anterior, o iOS 17, ainda mantém uma fatia considerável do mercado, com mais de 19% dos aparelhos lançados nos últimos quatro anos utilizando-a. Vale lembrar que esses números são baseados em dispositivos que realizaram transações na App Store em 21 de janeiro de 2025, segundo a Apple. Comparando com o iOS 17 no ano passado, quando a Apple relatou 76% de adoção em dispositivos lançados nos últimos quatro anos e 66% no geral, o iOS 18 mostra uma vantagem de 2%, mesmo com os dados sendo divulgados algumas semanas antes.
A Apple também compartilhou dados sobre a participação de mercado do iPadOS 18. 63% dos dispositivos lançados nos últimos quatro anos estão executando o sistema operacional para iPads, enquanto 53% de todos os dispositivos usam o iPadOS 18. A taxa de adoção do iPadOS 18 é menor do que a do seu equivalente para iPhones, com cerca de 28% dos iPads ainda utilizando o iPadOS 17.
Historicamente, as atualizações do iOS costumam alcançar uma taxa de adoção de cerca de 90% por volta de junho de cada ano. Resta aguardar para ver como será a evolução da participação de mercado do iOS 18 nos próximos meses. Enquanto isso, a Apple continua desenvolvendo novos recursos e a atualização iOS 18.3 está prevista para breve. Para explorar mais recursos do iOS 18, você pode consultar nosso guia detalhado com 25 dicas úteis. Descubra as novidades do iOS 18.3
Leia também:
iOS 18 e iPadOS 18: Uma Comparação
Os números mostram uma adoção mais rápida do iOS 18 em comparação com o iOS 17 no ano anterior. Isso indica que a Apple vem otimizando seus processos de atualização. Entretanto, a adoção do iPadOS 18 demonstra uma curva de crescimento um pouco mais lenta do que a observada no iOS 18. Essa diferença pode ser atribuída a diversos fatores, incluindo o ciclo de vida dos iPads, que muitas vezes é mais longo que o dos iPhones. Saiba mais sobre as atualizações do iOS.
A diferença na taxa de adoção entre o iOS 18 e o iPadOS 18 destaca a diversidade no uso dos dispositivos da Apple. Enquanto o iPhone é um produto mais amplamente utilizado e com um ciclo de substituição mais curto, os iPads tendem a ser mantidos por períodos mais longos, impactando diretamente na atualização do sistema operacional. Veja mais sobre a adoção do iOS 18
A comparação entre as taxas de adoção do iOS 18 e do iPadOS 18 fornece insights valiosos sobre os hábitos de atualização dos usuários de produtos Apple. Essas informações podem ser usadas pela empresa para melhorar a experiência do usuário, a distribuição de atualizações, e o planejamento de lançamentos futuros. Confira o que esperar das próximas atualizações.
Apesar da diferença nas taxas de adoção, tanto o iOS 18 quanto o iPadOS 18 demonstram um bom desempenho em relação às versões anteriores, indicando um sucesso relativamente grande nas estratégias de atualização da Apple. A análise dessas métricas contribui para uma compreensão mais profunda do comportamento dos usuários e o sucesso das estratégias de atualização de software.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin