iOS 26 destaca as dificuldades ainda presentes nas atualizações do Android

Atualizações do Android continuam fragmentadas enquanto iOS 26 oferece experiência mais uniforme aos usuários.
Publicado dia 18/09/2025
iOS 26 destaca as dificuldades ainda presentes nas atualizações do Android
(Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • O iOS 26 foi lançado recentemente, dispondo atualização para diversos dispositivos Apple, incluindo iPhones, iPads e Apple Watch.
    • Você pode notar que, enquanto Apple atualiza seus dispositivos de forma rápida e uniforme, o Android apresenta grandes variações conforme o fabricante e região.
    • A fragmentação do Android causa atrasos e incertezas nas atualizações, afetando a experiência e acesso a novos recursos dos usuários.
    • A disparidade nas atualizações abrange também dispositivos da mesma linha, como ocorre com o Pixel Watch 3 que ainda não recebeu o Wear OS 6.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O iOS 26 foi liberado há poucos dias, e a notificação para instalar a atualização no meu iPhone 13 Pro Max de testes apareceu imediatamente. Mesmo sendo um celular de quatro anos, que fica na minha mesa e não é usado na maior parte do tempo, ele já conta com o software mais recente e todos os seus aspectos, incluindo a interface Liquid Glass. Meu iPad Mini também recebeu o iPadOS 26, e o Apple Watch Series 6 foi atualizado para o watchOS 26. Para o relógio, essa será a última atualização, um bom registro para um modelo de 2020.

A Complexidade da Atualização do Android 16 em Diferentes Dispositivos

Enquanto a Apple oferece uma experiência de atualização mais uniforme, o cenário do Android é bem diferente. O Android 16, por exemplo, está disponível desde 10 de junho. No entanto, o status de atualização para meus dispositivos Android é complicado, uma situação que reflete a fragmentação comum no ecossistema.

Meus telefones e tablets Pixel, por serem da própria Google, já receberam o Android 16. Isso garante acesso rápido aos novos recursos e melhorias, um benefício para quem opta pelos dispositivos da linha Pixel. É uma característica que os usuários desses aparelhos valorizam bastante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A situação muda para outras marcas. Meu Samsung Galaxy S24 Ultra, por exemplo, poderia ter a versão beta do sistema, mas isso só seria possível se eu morasse nos Estados Unidos. Essa restrição regional é um fator que atrasa o acesso às novidades para muitos usuários em outras partes do mundo.

O Nothing Phone 2 prometeu a atualização em breve, o que gera expectativa para seus usuários. Já para meus telefones realme e HONOR, o futuro da atualização é incerto, sem uma previsão clara. Essa disparidade mostra como a experiência pode variar muito entre diferentes fabricantes de smartphones.

Leia também:

Ainda no ecossistema Android, meu Pixel Watch 3 não recebeu o Wear OS 6, embora a nova atualização para relógios inteligentes tenha sido lançada em julho. Isso destaca que as atualizações de software podem ser desiguais, mesmo dentro de linhas de produtos da mesma empresa, como no caso do Pixel Watch.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.