O novo iPad Air pode ser um dos próximos tablets da Apple, depois do iPad Pro 2020 do início do ano, e se houver vazamentos, ele trará muitas melhorias em relação ao seu antecessor.
O iPad Air é o segundo tablet mais topo de linha da Apple, ficando acima do iPad Mini (2019) e das faixas de nível de entrada do iPad, mas sem incluir todos os recursos e especificações da linha de iPad Pro topo de linha. A última entrada da série foi a iPad Air 3 em 2019, então este novo tablet seria o iPad Air 4 – embora possa não ser chamado assim.
Os vazamentos começaram a acontecer no novo iPad Air 4, que você encontrará abaixo, mas ainda não há o suficiente para obter uma imagem clara do que o próximo tablet da Apple vai oferecer.
Como tal, também criamos uma lista de recursos que gostaríamos de ver no slate, com base em como era o iPad Air 3, juntamente com os melhores pontos dos outros tablets da Apple, e o que os concorrentes da empresa estão fazendo no mercado de tablets.
- iPhone 17 Air: nova espessura surpreendente e preço elevado
- Inacreditável! Celulares Xiaomi agora são compatíveis com iPhones
- M4 Pro Chip Benchmark Results: Performance Exceeds Expectations
Continue lendo para saber tudo o que sabemos sobre o iPad Air 4 e o que queremos ver com o novo tablet.
Última atualização: Um iPad desconhecido foi listado em um banco de dados oficial, sugerindo que o iPad Air 4 pode pousar em breve.
Vá direto ao assunto
- O que é isso? O próximo tablet de gama média da Apple
- Quando sai? Talvez no final de 2020, talvez mais tarde
- Quanto vai custar? Possivelmente em torno de $ 499 / £ 479 / AU $ 779
Preço e data de lançamento do novo iPad Air 4
A Apple normalmente não confia em padrões de lançamento anual para seus tablets, ao contrário de seus telefones, e é por isso que a data de lançamento do iPad Air 3 em 18 de março de 2019 não foi repetida um ano depois. Em vez disso, esperamos ver o novo iPad Air em algum ponto indiscernível no futuro.
Esperávamos por uma data de lançamento no final de 2020, e isso ainda é possível, especialmente porque no final de agosto uma ardósia desconhecida da Apple foi listada em um banco de dados da Eurasian Economic Commission (EEC) – algo que tende a acontecer cerca de dois meses antes do lançamento.
Enquanto isso, um vazado disse que um novo iPad será anunciado na semana que começa em 7 de setembro.
No entanto, não há garantia de que seja o iPad Air 4, e o único boato que ouvimos especificamente sobre esse slate diz que ele pode pousar depois disso, em março de 2021.
Esse boato também diz que o preço do iPad Air começará em US $ 649 (cerca de £ 500, AU $ 900), para uma versão com 128 GB de armazenamento, e isso só aumentará para as versões de 256 GB e 512 GB que o vazamento diz que virão.
Dado que o iPad Air anterior custava US $ 499 / £ 479 / AU $ 779, isso seria um grande aumento de preço em algumas regiões.
A Apple nem sempre muda o custo de seus tablets para novas iterações e, em vez disso, costuma dar descontos nos modelos mais antigos para diferenciá-los. Portanto, afirmamos que o novo iPad Air não será muito mais caro do que seu antecessor.
Novo iPad Air 4 vazamentos e novidades
O primeiro vazamento que ouvimos nos deu alguns detalhes importantes sobre o novo iPad Air – ele detalha duas grandes mudanças que o tablet pode ter em relação ao seu predecessor.
Por um lado, o iPad Air 2020 poderia ter conectividade USB-C, em vez de uma porta de iluminação, enquanto o outro detalhe mencionado é um tamanho de 11 polegadas, sobre o iPad Air 3 de 10,5 polegadas.
Essas mudanças fariam o novo iPad Air 4 parecer mais com o iPad Pro 2020 do que os modelos anteriores. Isso poderia ajudar a diferenciá-lo ainda mais da linha básica do iPad, mas corre o risco de torná-la muito semelhante à linha Pro.
Outro vazamento menor sugeriu que o iPad Air terá um scanner de impressão digital na tela, uma tecnologia que a Apple não adotou, apesar da maioria dos telefones Android de ponta usá-lo. Não estamos totalmente convencidos de que a Apple adicionaria essa tecnologia a um iPad Air antes de um iPad Pro.
Porém, tivemos um vazamento massivo, que coincidiu com as afirmações de USB-C e 11 polegadas, e acrescentou muito mais.
Aparentemente, o tablet terá um design semelhante ao do iPad Pro, login com Face ID (sem menção ao Touch ID na tela), quatro alto-falantes estéreo, uma câmera traseira, uma tela Retina líquida e o chipset A14 ou A14X Bionic (esperado no iPhone 12).
Esse vazamento faz com que o iPad Air 4 pareça muito com um ‘iPad Pro Lite’, como se fosse verdade, o novo tablet terá muitos recursos dos slates topo de linha. Teremos que ver quando será lançado.
O comentário do design também é intrigante – isso significa que o iPad Air pode ter bordas planas ou nenhum botão home?
Novo iPad Air 4: o que queremos ver
Isso é o que queremos ver alterado, ou novo, no iPad Air 4.
1. Conectividade Apple Pencil 2
O iPad Air 3 só funcionava com o Apple Pencil original, o que certamente tinha suas desvantagens (era uma verdadeira dor de carregar, por exemplo). Modelos recentes do iPad Pro usam o Apple Pencil de segunda geração, que resolve todos os problemas do original e muito mais.
Portanto, gostaríamos de ver o novo iPad Air funcionar com o Apple Pencil 2, em vez do original. Se a Apple deseja que seu novo iPad Air funcione como um ‘iPad Pro Lite’ em vez de uma versão maior do iPad básico, esse seria o tipo de mudança que ela precisa fazer.
2. Solte o Touch ID e o botão físico
Outro indicador do DNA de orçamento do iPad Air é o uso do Touch ID, com um botão físico e uma grande moldura para abrigá-lo – o iPad básico usa esse design, enquanto os modelos recentes do iPad Pro usam Face ID e têm engastes muito mais finos .
Quer a Apple queira ou não que o iPad Air se pareça mais com as unidades Pro, ela precisa parar de usar este design antiquado para seus tablets de gama média, e deixar essa construção para os tablets de nível básico ou iPad Minis.
Em vez disso, gostaríamos de ver a Apple distribuir o Face ID para as unidades do iPad Air ou, como afirma um vazamento, um leitor de impressão digital na tela, para que a moldura possa ser drasticamente reduzida.
3. Um chipset mais recente
Algo que provavelmente acontecerá, mas que certamente gostaríamos de ver de qualquer maneira, são os novos modelos do iPad Air usando um chipset mais recente, possivelmente o A13 Bionic que vimos na linha do iPhone 11.
Isso lhes daria grande poder de processamento, mas provavelmente não aumentaria muito o custo (já que a Apple não precisaria desenvolver um novo chipset).
As unidades do iPad Pro 2020 usam apenas uma variante do chipset A12 Bionic do iPhone XS, portanto, se o iPad Air 4 usasse o A13, provavelmente seria mais poderoso do que as unidades Pro, por isso não é garantido que a Apple dará ao iPad Air isso muito de um impulso.
No mínimo, gostaríamos de vê-lo com o mesmo chipset do iPad Pro 2020.
4. Uma porta USB-C
Um boato sugere que o novo iPad Air 2020 terá uma porta USB-C, em vez da porta Lightning que os dispositivos da Apple costumam usar, e esta é uma mudança que realmente gostaríamos de ver.
As portas USB-C permitem um carregamento mais rápido e também uma transferência de dados mais rápida, portanto, para produtividade e uso geral, é muito mais útil do que Lightning.
As unidades do iPad Pro 2020 têm USB-C, então certamente há um precedente para a Apple usar essa tecnologia, e na verdade há rumores de que os iPhones começarão a usá-la também, embora isso não tenha acontecido até agora.
5. O mesmo preço (relativamente) baixo
Temos chamado a linha iPad Air de ‘mid-range’, mas no grande esquema da linha de tablets da Apple, ela está muito mais próxima dos iPads básicos e iPad Minis do que dos caros modelos iPad Pro. Gostaríamos que isso permanecesse igual para o iPad Air 4.
Muitos vazamentos (e nossos pedidos) fazem parecer que o iPad Air 4 será muito mais parecido com um iPad Pro do que os dispositivos anteriores da linha, mas isso não significa que precisa custar tanto quanto um.
Manter o preço baixo permitiria que mais pessoas comprassem os tablets e, possivelmente, até convenceria alguns a atualizar para a linha de ponta do iPad Pro na próxima vez que precisassem de um tablet.