A Apple anunciou essa semana seus novos iPhone 13, 13 mini e os potentes iPhone 13 Pro e Pro Max. Todos chegam alimentados com o potente chipset Apple A15, porém a GPU das versões Pro possuem cinco núcleos, enquanto do padrão e mini “apenas” quatro núcleos. A questão é que a Apple só disse “que é melhor que a concorrência” mas não deu números a respeito.
Se a Apple não mostrou números, todos aguardam os primeiros testes de desempenhos dos smartphones.
De acordo com um teste feito por alguém com o iPhone 13 Pro em mãos, a GPU do A15 de cinco núcleos é bem potente. A pontuação resultante do teste foi de 14216, que é cerca de 55% a mais do que o iPhone 12 Pro, com 9123. Isso aponta para grandes melhorias de desempenho da GPU nos novos iPhone 13 Pro e 13 Pro Max em comparação com seus antecessores diretos.
A Apple chamou a versão gpu do A15 de “o chip de smartphone mais rápido do mundo”, e prometeu que oferece “desempenho gráfico 50% mais rápido do que qualquer outro chip de smartphone”. Bem, isso parece ser o caso pelo menos quando comparado com o A14 Bionic do ano passado com GPU de 4 núcleos, como apresentado no iPhone 12 Pro. O iPhone 13 Pro tem 6GB de RAM também.
Ainda não sabemos como o A15 com GPU de 4 núcleos funcionaria, já que ninguém fez benchmarked um iPhone 13 ou 13 mini ainda. Também não temos resultados de benchmark de CPU para nenhum dos novos dispositivos da Apple neste momento, mas todos eles certamente estão chegando em breve.