iPhone 19 com display sem bordas: inovação que traz preocupações

iPhone 19 com display sem bordas promete um design inovador, mas surgem preocupações sobre durabilidade e a necessidade de adaptações em acessórios.
Atualizado há 11 horas
iPhone 19 com display sem bordas

Outros destaques

Tapete de escritório tecido
Palavra-chave: avaliação do travesseiro Sleep Number NaturalFit Ultimate 2024.
Apple Watch 2025
celular de vidro
iPhone sem bordas Apple 2026

iPhone 16 Pro Display

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Estamos nos aproximando do vigésimo aniversário do iPhone em 2027, que deve ser chamado de iPhone 19, de acordo com a atual nomenclatura. A Apple, em sua estratégia de marketing, optou por nomes como iPhone XS/XR, que poderiam ter sido chamados de iPhone 11. Assim, um iPhone 20 (ou, quem sabe, iPhone XX) pode ser apresentado em 2027, ao invés do iPhone 19. Por enquanto, continuarei chamando a série de 2027 de “iPhone 19”.

Deixando a questão do nome de lado, uma expectativa para o iPhone de 20 anos é que ele traga uma mudança significativa de design, semelhante ao que o iPhone X fez com suas bordas finas e o notch. Um iPhone dobrável não seria suficiente, já que concorrentes têm lançado modelos assim há anos. Além disso, há rumores de que o iPhone dobrável deve ser lançado em 2026.

Um relatório da Coreia indica que a Apple está desenvolvendo um display sem bordas para o iPhone. Inicialmente, a empresa pretendia introduzir essa inovação na série iPhone 18, mas as dificuldades de fabricação podem atrasar essa novidade. Portanto, o iPhone 19 pode ser o modelo ideal para apresentar essa grande mudança de design.

iPhone 19 com display sem bordas: preocupações com a durabilidade

Embora a ideia de um display sem bordas seja empolgante, surgem preocupações sobre a durabilidade do iPhone. Historicamente, a tela do iPhone sempre foi um ponto frágil. Em minha experiência, só quebrei a tela uma vez, e isso ocorreu com um aparelho novo que não tinha protetor de tela.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

O display sem bordas do iPhone 19 pode utilizar uma tecnologia semelhante à do Apple Watch. Segundo The Elec, a Apple deseja criar iPhones com telas planas que se curvam nas laterais, semelhante ao design do Apple Watch, resultando em um formato mais arredondado.

Como usuário do Apple Watch, não tenho problemas com seu design. A tela curva se adapta bem ao meu pulso, que fica em movimento constante. No entanto, o iPhone está sempre em movimento e pode cair a qualquer momento.

Já deixei cair iPhones várias vezes sem quebrar a tela, mas isso se deve ao uso de protetores. Fico em dúvida sobre como um display sem bordas funcionaria com esses acessórios, especialmente com as curvaturas semelhantes às do Apple Watch.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desafios técnicos para o iPhone 19 com display sem bordas

Felizmente, não preciso me preocupar com um iPhone sem bordas tão cedo. O relatório indica que a Apple está em conversas com a Samsung e a LG sobre esses displays, mas os desafios são grandes o suficiente para que a tecnologia não esteja pronta para a série iPhone 18.

A Samsung e a LG precisam desenvolver uma nova tecnologia de encapsulamento de filme fino (TFE) para proteger os OLEDs da umidade e oxigênio. Além disso, um novo material de adesivo óptico claro (OCA) é necessário para colar os filmes transparentes nas bordas curvas. Por fim, a Apple deve mover componentes sob o display, incluindo a antena.

O maior desafio parece ser a tecnologia OCA. Os engenheiros ainda precisam descobrir como evitar distorções de imagem quando o painel é visualizado lateralmente. O relatório também menciona problemas de durabilidade, especialmente em quedas.

Um representante da Samsung Display comentou sobre as telas sem bordas durante o K-Display Business Forum no ano passado. Ele mencionou a tecnologia de câmera sob o painel (UPC). Não está claro se a Apple colocará o Face ID e a câmera frontal sob o display até 2027, mas isso seria uma mudança de design significativa para o iPhone 19.

Embora a ideia de um iPhone com um display perfeito, sem bordas e sem furos, seja atraente, estou satisfeito com os designs atuais do iPhone e Android. Não precisamos de bordas mais finas ou recortes menores para a câmera. O espaço extra na tela seria mínimo.

Independentemente das minhas preferências, é provável que a Apple continue buscando essa atualização de design até conseguir implementá-la em larga escala. Todos os concorrentes estão se movendo em direção a displays sem bordas e câmeras UPC, que são as únicas possíveis atualizações de design para dispositivos móveis.

Via BGR

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.