Apple quer transformar iPhone em passaportes e outros documentos

Pedido da patente da empresa, mostra como usar o iPhone para guardar documentos como passportes, licensa de direção ou qualquer outro.
Atualizado há 4 anos
Apple quer transformar iPhone em passaportes e outros documentos 1

Outros destaques

Como Fazer CPF Online: Passo a Passo Simples e Rápido
CES 2024 - Maior evento global de tecnologia auditado - preparado para o crescimento 2
galaxy s23 fe
realme 11 pro
Como assistir a WWDC 2023 e o que esperar dela 3

Atualmente, a Apple é a marca mais conceituada dentre pessoas com alto poder aquisitivo, graças a isso, o preço que cobram por seus produtos no geral são bem salgados. E em todos os cantos do globo, você encontrará muitas pessoas que sonham com um produto Apple. É claro que a empresa com sede em Cupertino, de certa forma, conquistou o coração de milhões de usuários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece que o próximo plano da Apple é fazer do iPhone o único dispositivo que as pessoas precisam carregar quando saírem de casa e usá-lo para substituir passaportes, carteiras de motorista e outras identificações físicas. Um pedido de patente da Apple mostra como eles pensam em fazer isso.

Na verdade, o iPhone nos salvou de ter que carregar papel, canetas, câmeras e até espelhos conosco. A Apple anunciou recentemente que vai substituir as chaves do carro pelo iPhone. Agora, a Apple recorreu a passaportes, cartões de empréstimo de biblioteca, cartões de adesão a estações de esqui e outros certificados de identificação.

A Apple detalhou como copiar e usar a identificação do usuário nos documentos mais recentes do pedido de patente. De acordo com as suposições da Apple, dispositivos semelhantes ao iPhone podem transmitir com segurança certas identificações. Se o proprietário do dispositivo já foi autenticado (como usar o sensor biométrico do Apple Watch), ele pode enviar a identificação.

Apple quer transformar iPhone em passaportes e outros documentos 4

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Embora o pedido de patente da Apple seja principalmente sobre passaportes, ele pode realmente ser usado para muitas identificações. A Apple também explicou detalhadamente nos documentos de solicitação de patente como garantir a transmissão segura de dados por meios técnicos.

Na verdade, a Apple já trabalhou anteriormente na apresentação de cartões de identificação emitidos pelo governo de forma segura. A empresa também cooperou com os governos alemão e britânico para realizar projetos de cartões de identificação.

Os vice-presidentes da Apple Internet Services e do Apple Pay declararam publicamente que a empresa quer fornecer cartões de identificação. Mas também destacaram as dificuldades enfrentadas nesse processo. Ela disse em 2019: ‘Identidade, para ser legal, tem que ser governo, tem que ser autenticada pelo governo. Vemos, em todo o mundo, muitos países começando a usar o celular para adicionar um passaporte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Você pode usar um passaporte móvel quando estiver passando por aeroportos hoje, e por isso está se movendo e acho que continuará”, acrescentou. “Então não é muito longe, só não será tão rápido quanto algumas das outras atividades que temos.”

Brasil já tem CNH digital e outros documentos

Carteira nacional de habilitação digital
Carteira nacional de habilitação digital

Vale lembrar que no Brasil, a CNH digital (carteira nacional de habilitação), já está disponível para todos os motoristas brasileiros e pode ser instalada em qualquer celular e tem validade nacional.

As carteiras digitais são opcionais e, no momento, gratuitas em quase todos os estados. Além da praticidade e maior mobilidade, uma das principais vantagens da CNH Digital é a segurança. O aplicativo tem o mesmo valor jurídico que a carteira impressa e possui vários itens de segurança, como QR Code e exigência de senha de acesso, que garantem autenticidade ao documento e diminuem riscos de ocorrência de fraudes.

Via AppleInsider

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.