▲
- A JetBrains anunciou a descontinuação do Aqua, seu IDE para automação de testes.
- Para usuários do Aqua, é importante saber que as funcionalidades serão integradas ao Test Automation plugin.
- Essa mudança pode impactar usuários que dependiam do Aqua para automação de testes.
- As licenças atuais do Aqua serão atualizadas automaticamente para o All Products Pack.
A JetBrains está descontinuando mais um produto, o Aqua, seu IDE (Ambiente de Desenvolvimento Integrado) dedicado à automação de testes. A empresa justificou a decisão com as baixas taxas de adesão, adicionando o Aqua a uma crescente lista de produtos descontinuados pela empresa. Mas calma, vamos entender o que isso significa para você e quais são as alternativas.
Histórico de Descontinuações da JetBrains
Para quem não sabe, a JetBrains já descontinuou outros produtos antes. Alguns exemplos incluem o fim do suporte para o AppCode, voltado para o desenvolvimento iOS/macOS, o encerramento do Upsource, ferramenta de revisão de código, e as edições educacionais independentes do IntelliJ IDEA e PyCharm.
O Aqua foi lançado como uma ferramenta especializada para engenheiros de controle de qualidade e especialistas em automação de testes. O objetivo era oferecer um ambiente dedicado para escrever, executar e gerenciar testes automatizados, com suporte para linguagens como Java e Python. Ele também se integrava a frameworks populares como Selenium e Playwright. Entre os recursos exclusivos, estavam um web inspector integrado para gerar localizadores e um cliente HTTP para testes de API.
JetBrains encerra produto Aqua: O que Aconteceu?
A JetBrains explicou que a baixa adesão foi o principal motivo para o encerramento do Aqua. Segundo o anúncio oficial:
“O Aqua não atingiu o nível de adesão que inicialmente imaginamos. Após avaliar as tendências do mercado e o feedback dos usuários, decidimos consolidar suas capacidades no ecossistema JetBrains através do Test Automation plugin, permitindo-nos focar em soluções amplamente adotadas que melhor atendam nossos clientes.”
Leia também:
Em vez de um produto independente, a JetBrains está integrando as funcionalidades do Aqua ao Test Automation plugin. Este plugin está disponível para os IDEs mais populares da JetBrains, como IntelliJ IDEA Ultimate, PyCharm e WebStorm. A empresa garante que todos os recursos principais do Aqua permanecerão acessíveis através deste plugin.
Para instalar o Test Automation plugin, basta abrir seu IDE JetBrains e ir em Settings > Plugins. Procure pelo plugin “Test Automation plugin” na aba Marketplace, clique em Install e reinicie o IDE.
O Que Acontece com os Usuários Atuais do Aqua?
A versão final do Aqua é a 2024.3. A JetBrains não venderá novas assinaturas ou renovações, mas quem possui uma licença válida comprada antes de 22 de abril de 2025 poderá continuar usando esta versão. No entanto, não haverá mais atualizações além de correções para vulnerabilidades críticas, e o suporte será gradualmente descontinuado.
Quem possui licenças comerciais terá suas licenças Aqua automaticamente atualizadas para uma licença All Products Pack pelo restante do período atual, mas a renovação automática será desativada. Usuários não comerciais podem optar por uma licença não comercial do WebStorm ou receber um desconto de 40% em uma assinatura de um ano do All Products Pack. A política de reembolso padrão da JetBrains se aplica a compras recentes, e suporte de migração limitado está disponível.
A Microsoft Edge agora permite definir Copilot como nova página inicial, facilitando o acesso à inteligência artificial no seu navegador.
OpenAI de Olho no Windsurf
Enquanto a JetBrains encerra um produto, a OpenAI está de olho em outro. Há rumores de que a OpenAI está negociando a aquisição da Windsurf, anteriormente conhecida como Codeium, por cerca de US$ 3 bilhões. Essa seria a maior aquisição da OpenAI até o momento e a colocaria em competição direta com ferramentas como o Cursor.
A Windsurf é um editor de código nativo de IA, conhecido por sua integração de recursos generativos e sua filosofia de “vibe code“.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin