Aprender sobre segurança online pode ser divertido! Um novo jogo de tabuleiro sobre cibersegurança foi criado para ensinar crianças e adolescentes sobre como se proteger e usar a internet de forma responsável. Com ele, pais e educadores podem abordar temas importantes como privacidade, proteção de dados e os riscos que existem nas redes sociais, aplicativos e jogos online de uma forma mais leve e interativa.
Jogo de tabuleiro sobre cibersegurança para crianças e adolescentes
O Brasil agora conta com uma ferramenta divertida e educativa para conscientizar crianças e adolescentes sobre cibersegurança e práticas seguras no mundo digital. Trata-se do jogo de tabuleiro Segurança Online, que pode ser impresso e utilizado gratuitamente.
Essa iniciativa é do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (Cert.br), que faz parte do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). O lançamento do jogo coincidiu com o Dia da Internet Segura, celebrado em 12 de fevereiro, um período dedicado à reflexão sobre a proteção de dados na internet.
O principal objetivo do jogo, segundo seus criadores, é proporcionar “momentos lúdicos e divertidos de aprendizado sobre o uso seguro e responsável da internet” para os jovens. Além disso, pais e professores podem aproveitar o jogo para discutir os perigos e os cuidados necessários ao usar redes sociais, jogos e aplicativos de mensagens.
Como funciona o jogo de tabuleiro sobre cibersegurança
O jogo de tabuleiro sobre segurança digital está disponível para download neste link no site do NIC.br. Ele foi criado para crianças de 8 a 12 anos, uma faixa etária em que a maioria já utiliza dispositivos eletrônicos com frequência e compreende o funcionamento da internet.
Leia também:
O material está disponível em duas versões, inclusive uma com marcas de corte para facilitar a montagem do tabuleiro e das peças. Os personagens do jogo são da Turma do Bem, criada pela própria instituição para representar elementos de proteção digital, como um firewall e um funcionário com backup de arquivos. Se preferir, você pode usar dados e peças de outros jogos que já tenha em casa.
A dinâmica do jogo é semelhante à de outros jogos de tabuleiro: cada jogador joga os dados e avança o número de casas correspondente. Algumas casas trazem boas práticas digitais que garantem um benefício, enquanto outras alertam para os riscos de cibersegurança. É nesses momentos que os adultos podem explicar melhor as questões de proteção digital.
Por exemplo, cair na casa “Não fez backup e perdeu acesso aos seus arquivos” faz o jogador voltar ao início do jogo. Já a casa “Pediu aos pais para instalar antivírus no computador” permite que o participante jogue o dado mais uma vez. O vencedor é quem chegar primeiro ao final do tabuleiro, tirando o número exato no dado para alcançar a última casa.
Aproveite o lançamento da nova ferramenta educativa sobre jogo de tabuleiro sobre cibersegurança para interagir e aprender mais sobre o assunto. Uma das melhores maneiras de aprender é com praticar inglês com IA.
Nesse sentido, fique ligado nas 10 notícias de tecnologia para você começar o dia (12/02) e ficar por dentro de tudo que acontece no mundo da tecnologia. Afinal, você deve estar sempre atento as novidades e se proteger sempre.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via TecMundo