Lançamento do novo iPhone SE da Apple acontece quarta-feira

Descubra tudo sobre o lançamento do iPhone SE quarta-feira, incluindo detalhes e recursos esperados.
Atualizado há 11 horas
iPhone SE 4

Outros destaques

Xiaomi 15 Ultra
JLab Go Air Pop
UMIDIGI Note 100 5G
Alertas de dispositivo esquecido
AirPods 4 no Amazon

Prepare-se! A Apple está prestes a apresentar o novo membro da família iPhone. O CEO da Apple, Tim Cook, atiçou a curiosidade dos fãs ao anunciar uma novidade para o dia 19 de fevereiro. Tudo indica que o anúncio misterioso será o tão aguardado iPhone SE 4, a próxima geração do smartphone mais acessível da marca. Mas o que podemos esperar desse lançamento? Continue lendo para descobrir todos os detalhes e rumores que cercam o novo iPhone SE 4.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Nome do Novo iPhone

Desde 2016, a Apple utiliza a sigla “SE”, que significa Special Edition, para seus modelos mais acessíveis. Contudo, há rumores de que isso pode mudar este ano. Em vez de iPhone SE 4, o novo modelo pode ser batizado de iPhone 16E. Essa informação, no entanto, veio de uma fonte sem histórico comprovado.

Apesar da incerteza sobre o nome, o novo iPhone de baixo custo deve vir com o mesmo chip do iPhone 16 e outras funcionalidades do modelo mais recente. A mudança de nome, portanto, faria sentido para integrá-lo à linha atual. Ao anunciar o lançamento, Tim Cook disse: “Preparem-se para conhecer o novo membro da família”, o que pode ser uma referência à família iPhone 16 ou simplesmente à família iPhone.

Especulações à parte, o que importa é que a Apple está preparando um novo smartphone para o mercado. Resta saber se ele manterá o nome iPhone SE ou se adotará uma nova identidade. O mistério será revelado em breve.

O evento de lançamento está marcado para o dia 19 de fevereiro e promete muitas surpresas. Fique de olho para não perder nenhum detalhe desse lançamento tão aguardado!

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Design do iPhone SE 4

Espera-se que o iPhone SE 4 adote um design semelhante ao do iPhone 14, com tela de 6,1 polegadas. Com esse lançamento, a Apple deve encerrar a era dos iPhones menores, tornando 6,1 polegadas o menor tamanho de tela disponível em seus aparelhos. Essa mudança representa uma nova direção para a linha iPhone, focando em telas maiores e designs mais modernos.

Apesar do tamanho maior da tela em comparação com o iPhone SE atual de 4,7 polegadas, a diferença física não será tão drástica. A eliminação das bordas grossas permitirá um aumento limitado no tamanho total do aparelho. O iPhone SE passará de 5,45 polegadas de altura e 2,65 polegadas de largura para 5,78 polegadas de altura e 2,82 polegadas de largura, com um aumento mínimo no peso.

A Apple já vendeu o iPhone “mini” de 5,4 polegadas, mas ele foi descontinuado após o iPhone 13 mini devido às baixas vendas. Para os fãs de iPhones compactos, a empresa pode lançar um dispositivo dobrável no futuro, mas os rumores indicam que ele ainda deve demorar um ano ou mais para ser lançado. Se você é fã de telas menores, essa pode ser uma alternativa interessante a longo prazo.

Para ter uma ideia de como será o iPhone SE 4, basta observar o iPhone 14. O novo modelo deve seguir o mesmo design geral, com tela completa, estrutura em alumínio e vidro, botão de silêncio, botões de volume, notch, botão de energia e antena 5G/bandeja SIM. A principal diferença deve ser a câmera traseira de lente única, em vez do sistema de lente dupla do iPhone 14.

Rumores anteriores mencionavam um possível botão de ação ou controle de câmera para o iPhone SE 4, mas parece que esses recursos não estarão presentes no modelo final. Os protótipos e as cases do aparelho não incluem esses botões, o que indica que eles foram descartados durante o desenvolvimento. As cases e protótipos geralmente são precisos, pois são baseados em informações vazadas da cadeia de produção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tela e Display

O iPhone 14 introduziu o Ceramic Shield, um material mais resistente que o vidro tradicional de smartphones. É provável que o iPhone SE 4 também adote essa tecnologia para maior proteção contra quedas e arranhões. Essa atualização trará mais durabilidade ao aparelho, tornando-o mais resistente ao uso diário.

Além disso, a Apple deve atualizar o iPhone SE 4 com uma tela OLED, marcando o fim da tecnologia LCD na linha iPhone. Embora os displays LCD ainda sejam utilizados em alguns Macs e iPads, a linha iPhone será totalmente OLED com o lançamento do SE 4. A tecnologia OLED oferece cores mais vibrantes, maior contraste e melhor eficiência energética.

O iPhone 14 possui um notch para abrigar a câmera frontal TrueDepth e o sistema de reconhecimento facial. O iPhone SE 4 deve seguir o mesmo design, mantendo o notch. Rumores sugeriam a possibilidade da Dynamic Island no iPhone SE 4, mas esse recurso deve permanecer exclusivo dos modelos mais caros.

Fim do Touch ID

Com o design de tela completa semelhante ao do iPhone 14, a Apple deve eliminar o Touch ID no iPhone SE 4. Quando o modelo atual for descontinuado, não haverá mais nenhum iPhone com Touch ID na linha. O Touch ID ainda é utilizado em Macs e alguns iPads, mas a Apple está apostando no Face ID para seus iPhones. Para quem prefere métodos mais seguros, pode optar pelo Pacote de Segurança Familiar com AdGuard VPN e Bloqueador de Anúncios.

Apesar de alguns usuários preferirem o Touch ID, o Face ID é considerado mais seguro. A chance de uma pessoa aleatória desbloquear seu iPhone com Face ID é de 1 em 1.000.000, enquanto com o Touch ID é de 1 em 50.000. A eliminação do botão Touch ID também permite um aproveitamento maior da tela, o que é uma grande vantagem. Embora fabricantes Android utilizem sensores de impressão digital na parte traseira de seus smartphones, a Apple nunca adotou esse design.

Adeus Lightning

O iPhone SE 4 deve adotar uma porta USB-C para carregamento, seguindo a tendência da Apple de eliminar a porta Lightning. O iPhone SE é um dos últimos aparelhos da Apple a utilizar a porta Lightning. Com a descontinuação do iPhone 14, que pode ocorrer junto com o lançamento do iPhone SE 4, a porta Lightning será eliminada da linha iPhone. Não faria sentido manter o iPhone 14 com especificações inferiores por um preço mais alto do que o iPhone SE 4.

MagSafe

O iPhone 14 adicionou suporte para MagSafe, e como o iPhone SE 4 terá o mesmo design, ele também será compatível com acessórios MagSafe e carregamento sem fio MagSafe. O MagSafe não está disponível no iPhone SE atual, mas se tornou uma parte importante do ecossistema Apple nos últimos anos. Se você gosta de acessórios, há acessórios para veículos elétricos.

Chip A18 e 8GB de RAM

A Apple planeja equipar o iPhone SE 4 com o mesmo chip A18 presente no iPhone 16, o que significa desempenho de ponta por um preço mais acessível. O chip A18 garantirá longevidade ao aparelho e será a forma mais econômica de ter Apple Intelligence em um smartphone. Com o chip A18, o iPhone SE 4 terá suporte para recursos de Apple Intelligence, representando uma grande melhoria em relação ao chip A15 do modelo atual.

A Apple Intelligence requer 8GB de RAM, portanto, o novo iPhone SE 4 terá o dobro da RAM do modelo atual. Essa atualização garantirá um desempenho mais fluido e eficiente, especialmente ao executar tarefas que exigem mais memória. Se você usa muito o celular, 8GB de RAM será fundamental.

Armazenamento

Não há rumores concretos sobre o armazenamento, mas como os outros iPhones da Apple começam com 128GB, é possível que a opção de 64GB seja eliminada este ano. 64GB não é suficiente, mesmo para um iPhone de baixo custo. Essa mudança seria bem-vinda, já que muitos usuários consideram 64GB um espaço limitado para fotos, vídeos e aplicativos.

Câmera

O iPhone SE 4 pode receber a mesma lente grande angular de 48 megapixels do iPhone 16, o que representaria um grande salto na qualidade das fotos em comparação com a câmera de 12 megapixels do iPhone SE 3. Essa atualização traria mais detalhes, cores mais vibrantes e melhor desempenho em condições de pouca luz.

O iPhone SE 4 não terá lente teleobjetiva ou ultra grande angular, mas se utilizar a mesma lente grande angular, ele terá suporte para retratos de última geração com controle de foco e profundidade, os mais recentes estilos fotográficos e uma opção de zoom óptico de 2x. Se você gosta de tirar fotos com o celular, os novos recursos são incríveis.

Conectividade

A Apple deve estrear seu novo modem interno no iPhone SE 4, o que permitirá uma comparação entre a tecnologia da Apple e a da Qualcomm. O chip modem da Apple não terá suporte para as velocidades 5G mmWave mais rápidas, mas se conectará às redes 5G de 6GHz mais comuns. A Apple pretende reduzir sua dependência da Qualcomm, e esse novo chip é o primeiro passo. Embora algumas fabricantes estejam com problemas nos servidores.

Ainda não se sabe como a Apple promoverá o novo modem, mas podemos esperar comparações de velocidade e desempenho entre o novo modem e o modem Qualcomm do iPhone 16. Para quem gosta de jogos, é interessante acompanhar os testes de rede.

SOS de Emergência via Satélite e Detecção de Acidentes

Especula-se que, assim como o iPhone 14, o iPhone SE 4 terá o recurso de Detecção de Acidentes, que alerta os serviços de emergência em caso de acidente de carro. Essa é uma funcionalidade de segurança importante que provavelmente estará presente no novo modelo. Além disso, o iPhone 14 e modelos posteriores oferecem SOS de Emergência via Satélite, e há uma boa chance de que esse recurso também seja adicionado ao iPhone SE 4.

A Apple gosta de promover seus recursos de segurança, pois eles podem ser um grande diferencial de venda. Portanto, não seria surpreendente ver ambas as opções no iPhone SE 4. Esses recursos podem ser muito úteis em situações de emergência, garantindo a segurança do usuário.

Bateria

Rumores indicam que o iPhone SE 4 terá a mesma bateria do iPhone 14, o que significa até 20 horas de reprodução de vídeo, 16 horas de streaming de vídeo e 80 horas de reprodução de áudio. Com mais espaço em um aparelho de 6,1 polegadas do que em um de 4,7 polegadas, é natural que haja uma melhoria significativa na duração da bateria.

O iPhone SE atual oferece 15 horas de reprodução de vídeo e 10 horas de streaming de vídeo. A nova bateria, portanto, representará um grande avanço na autonomia do aparelho. Com a bateria do iPhone SE 4, você poderá usar o celular por mais tempo sem se preocupar em recarregar.

Preço

Com componentes mais avançados, o iPhone SE 4 pode ser mais caro do que o modelo atual, mas a Apple ainda pretende manter o preço abaixo de US$ 500. O iPhone SE 3 tem preço a partir de US$ 429. É importante lembrar que esses valores são nos Estados Unidos e podem variar no Brasil devido a impostos e taxas de importação.

Sem Evento

O iPhone SE 4 é um lançamento importante na linha iPhone, mas ele reutiliza componentes do iPhone 14 e do iPhone 16, o que o torna um aparelho menos emocionante. A Apple não deve realizar um evento para apresentar o iPhone SE 4, optando por um lançamento através de um comunicado de imprensa e cobertura no site da Apple.

Apesar de não ter um evento, a Apple promoveu o lançamento nas redes sociais, sem dar pistas sobre qual produto será anunciado no dia 19 de fevereiro. Essa estratégia gera ainda mais expectativa e curiosidade nos fãs da marca. O lançamento do iPhone SE 4 é muito aguardado e promete agitar o mercado de smartphones.

Data de Lançamento

Após a apresentação no dia 19 de fevereiro, a Apple deve iniciar a pré-venda do iPhone SE 4, com o lançamento oficial um pouco mais tarde no mesmo mês. Fique atento às notícias para não perder a oportunidade de adquirir o novo smartphone da Apple. O iPhone SE 4 promete ser um sucesso de vendas, combinando desempenho e preço acessível.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via MacRumors

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.