A Loop Capital expressou uma visão otimista sobre a Palantir, sugerindo que investidores ignorem a avaliação e “entrem no jogo”. No entanto, as ações da empresa sofreram uma queda devido a receios de diluição e possíveis cortes nos gastos de defesa propostos por Pete Hegseth. Vamos analisar os fatores que influenciam o desempenho da Palantir e as recomendações da Loop Capital.
O que é a Palantir?
Para quem não conhece, a Palantir é uma fornecedora de Software as a Service (SaaS) que usa inteligência artificial para ajudar empresas e órgãos governamentais a analisar grandes volumes de dados. O software da Palantir é capaz de identificar padrões escondidos em conjuntos de dados complexos e apresentar essas análises de forma clara e compreensível.
A empresa protocolou seu Formulário 10-K junto à SEC, revelando uma mudança no plano de remuneração de seu CEO, Alex Karp, que agora poderá vender até 9,975 milhões de ações (equivalente a cerca de US$ 1,23 bilhão) até 12 de setembro de 2025. Anteriormente, Karp tinha permissão para vender 48,9 milhões de ações. Mesmo menor, o plano atual ainda pode diluir o valor das ações, o que causou uma queda no preço.
Além disso, as ações da Palantir foram impactadas negativamente por notícias de que o Secretário de Defesa dos EUA, Pete Hegseth, solicitou aos oficiais do Pentágono a criação de um novo orçamento que reduziria os gastos com defesa em 8% ao ano.
Considerando que a Palantir depende de contratos com o governo dos EUA, essa redução nos gastos é vista como um fator negativo, resultando em uma queda de 10% nas ações durante o pregão e mais 3% nas negociações pós-mercado.
Leia também:
Palantir defense spending: Oportunidades em meio aos cortes
Apesar dos cortes no orçamento de defesa, a Palantir pode se beneficiar dessa situação, já que a empresa se concentra em aumentar a eficiência e otimizar processos. Empresas de defesa tradicionais como LMT, Northrop Grumman (NOC) e Boeing (BA) podem ter mais a perder com essa mudança.
Rob Sanderson, analista da Loop Capital, iniciou a cobertura da Palantir com uma classificação de “Compra” e um preço-alvo de US$ 141. Sanderson reconhece que pagar 44 vezes a receita estimada para 2027 pode parecer caro, mas destaca o enorme potencial de mercado da Palantir. Ele acredita que a empresa tem todas as características para se tornar uma grande referência no setor de software, como a Adobe no marketing digital e a Salesforce no cloud computing.
Sanderson resume sua análise dizendo que “a melhor estratégia é tapar o nariz para a avaliação e simplesmente se envolver”. Ele também aponta que o plano de remuneração de Alex Karp era inicialmente maior, então a diluição poderia ter sido pior. Além disso, a Palantir pode se destacar na busca por disciplina financeira no Pentágono, devido ao seu foco em otimização.
A Palantir tem superado as expectativas em relação à “Regra dos 40”, que considera uma empresa saudável se a soma de sua taxa de crescimento e margem de lucro for igual ou superior a 40%. No quarto trimestre de 2024, a Palantir alcançou um impressionante índice de 81%.
Recomendação da Loop Capital
Apesar das preocupações com a avaliação da Palantir, a Loop Capital acredita que a empresa tem um grande potencial de crescimento e pode se beneficiar dos esforços de otimização no setor de defesa. A recomendação é que investidores considerem investir na Palantir, mesmo que a avaliação pareça alta no momento.
É importante lembrar que este artigo não é uma recomendação de investimento e que o autor não possui participação nas ações mencionadas. Antes de tomar qualquer decisão de investimento, é fundamental realizar sua própria pesquisa e consultar um profissional financeiro.
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.