Lula disse que quer baratear eletrodomésticos

Ele quer propor uma redução no IPI
Atualizado há 1 ano
Lula disse que quer baratear eletrodomésticos 1

Outros destaques

Tendências dos smartphones Android emblemáticos em 2025
smartphone Android 2025
Palavra-chave: "Galaxy Tab S9 FE"
Dados do Google Finance
Smartphone de médio alcance

Para aqueles que se lembram dos cortes de impostos que tornaram os carros populares mais acessíveis, pode haver mais boas notícias no horizonte. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está considerando trazer de volta o programa de incentivo à compra de eletrodomésticos que foi introduzido durante seu segundo mandato. Ele fez esse anúncio na quarta-feira (12) em Brasília (DF).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em uma cerimônia em homenagem a cientistas e pesquisadores no Palácio do Planalto, Lula destacou que sugeriu o relançamento do programa ao vice-presidente Geraldo Alckmin após o sucesso das vendas de carros. “Por que não dar outra chance aos eletrodomésticos?” ele comentou.

Segundo o presidente, uma nova edição potencial do programa ofereceria descontos em produtos como geladeiras, fogões, máquinas de lavar e televisores, entre outros. “As pessoas precisam substituir seus eletrodomésticos de tempos em tempos”, justificou.

Não apenas Alckmin, mas Lula também abordou a ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante, solicitando sua colaboração na redução dos preços dos eletrodomésticos. “Vamos afrouxar um pouco os cordões da bolsa”, disse, brincando.

Redução do IPI em eletrodomésticos

O programa ao qual Lula se referiu é a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que entrou em vigor em abril de 2009 e durou três meses. Na época, o benefício incluía quatro eletrodomésticos, que tiveram uma diminuição nos preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Para geladeiras, o IPI foi de 15% para 5%, enquanto o imposto sobre fogões, inicialmente em 5%, foi anulado durante esse período, o mesmo ocorrendo com as máquinas de lavar pequenas. As máquinas de lavar viram seu IPI ser reduzido pela metade, caindo de 20% para 10%.

Caso o programa retorne, Lula alertou sobre a necessidade de “consumo responsável”. Em resposta à possibilidade, Tebet pediu paciência, afirmando que um desconto no imposto sobre eletrodomésticos não está atualmente em discussão pelo governo.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.