Há 20 anos, a Apple lançava o Mac mini original, iniciando uma tendência de computadores pequenos, mas poderosos. Seu preço acessível visava atrair usuários de PCs para o ecossistema Apple.
Mac mini 20 anos: Um marco na história da computação
Inicialmente, o Mac mini foi concebido como uma porta de entrada para o ecossistema Apple, sem o custo dos modelos Power Mac G5 e iMac G5 da época. O então CEO, Steve Jobs, o chamou de “o Mac mais acessível de todos os tempos”, com preço inicial de US$ 499.
A configuração original incluía um processador PowerPC G4 (1,25 GHz ou 1,42 GHz), placa gráfica ATI Radeon 9200, 56 MB de DDR SDRAM (expansível para 1 GB) e armazenamento de 40 GB ou 80 GB em HDD. A conectividade era composta por duas portas USB 2.0, uma porta FireWire 400 e saída DVI. O sistema operacional era o Mac OS X Panther, e vinha com o pacote iLife ’05.
Seu design compacto, com apenas 6,5 x 6,5 x 2 polegadas, contrastava com os volumosos PCs da época. Era uma opção bem menor até mesmo que muitos Macs contemporâneos. O gabinete era de alumínio e policarbonato.
Evolução do Mac mini ao longo dos anos
O Mac mini de hoje evoluiu bastante. O gabinete é ainda menor, feito com alumínio reciclado, e conta com conectividade Thunderbolt 5 e os chips personalizados da Apple, resultando em um grande aumento de desempenho e eficiência. A transição de arquitetura PowerPC para processadores Intel em 2006 e, posteriormente, para os chips Apple Silicon em 2020, marcou etapas importantes dessa evolução.
Leia também:
Os modelos atuais, com o chip M4 Pro e até 64 GB de memória, oferecem estações de trabalho supercompactas que rivalizam com o Mac Studio. A versão base com chip M4 atualmente custa US$ 599, mostrando a continuidade da proposta de valor acessível, embora mais potente.
A evolução do Mac mini demonstra a busca constante da Apple por oferecer computadores cada vez mais poderosos e eficientes em formatos compactos e acessíveis. A sua trajetória de duas décadas reflete as mudanças significativas na indústria da tecnologia.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors.com