Mac mini completa 20 anos e continua relevante no universo da tecnologia

Mac mini 20 anos: relembre a trajetória deste ícone da Apple, desde seu lançamento até os modelos atuais com Apple Silicon. Saiba mais!
Atualizado há 14 segundos
Mac mini 20 anos

Outros destaques

Headset XR Samsung
Problemas HyperOS Xiaomi
Promoção Alienware Aurora R16
VPN para Surfshark
óculos inteligentes Xreal One

Há 20 anos, a Apple lançava o Mac mini original, iniciando uma tendência de computadores pequenos, mas poderosos. Seu preço acessível visava atrair usuários de PCs para o ecossistema Apple.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mac mini 20 anos: Um marco na história da computação

Inicialmente, o Mac mini foi concebido como uma porta de entrada para o ecossistema Apple, sem o custo dos modelos Power Mac G5 e iMac G5 da época. O então CEO, Steve Jobs, o chamou de “o Mac mais acessível de todos os tempos”, com preço inicial de US$ 499.

A configuração original incluía um processador PowerPC G4 (1,25 GHz ou 1,42 GHz), placa gráfica ATI Radeon 9200, 56 MB de DDR SDRAM (expansível para 1 GB) e armazenamento de 40 GB ou 80 GB em HDD. A conectividade era composta por duas portas USB 2.0, uma porta FireWire 400 e saída DVI. O sistema operacional era o Mac OS X Panther, e vinha com o pacote iLife ’05.

Seu design compacto, com apenas 6,5 x 6,5 x 2 polegadas, contrastava com os volumosos PCs da época. Era uma opção bem menor até mesmo que muitos Macs contemporâneos. O gabinete era de alumínio e policarbonato.

Evolução do Mac mini ao longo dos anos

O Mac mini de hoje evoluiu bastante. O gabinete é ainda menor, feito com alumínio reciclado, e conta com conectividade Thunderbolt 5 e os chips personalizados da Apple, resultando em um grande aumento de desempenho e eficiência. A transição de arquitetura PowerPC para processadores Intel em 2006 e, posteriormente, para os chips Apple Silicon em 2020, marcou etapas importantes dessa evolução.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Os modelos atuais, com o chip M4 Pro e até 64 GB de memória, oferecem estações de trabalho supercompactas que rivalizam com o Mac Studio. A versão base com chip M4 atualmente custa US$ 599, mostrando a continuidade da proposta de valor acessível, embora mais potente.

A evolução do Mac mini demonstra a busca constante da Apple por oferecer computadores cada vez mais poderosos e eficientes em formatos compactos e acessíveis. A sua trajetória de duas décadas reflete as mudanças significativas na indústria da tecnologia.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via MacRumors.com

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.