MacBook Pro com chip M5 pode ser lançado em outubro devido a atrasos no modelo M4

Lançamento do MacBook Pro com chip M5 pode acontecer em outubro devido a restrições no fornecimento do modelo M4.
Atualizado há 1 hora
MacBook Pro com chip M5 pode ser lançado em outubro devido a atrasos no modelo M4
(Imagem/Reprodução: Macrumors)
Resumo da notícia
    • Entregas do MacBook Pro de 14 polegadas com chip M4 base estão atrasadas, criando especulações sobre o lançamento do modelo M5 em outubro.
    • Se você planeja comprar um MacBook Pro, fique atento às possíveis mudanças e atrasos, pois o modelo M5 pode substituir o M4 em breve.
    • O lançamento escalonado da Apple pode impactar a disponibilidade e a atualização dos modelos de MacBook Pro no mercado.
    • O chip M5 pode ser anunciado via comunicado de imprensa, uma mudança na forma tradicional dos lançamentos da Apple.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As entregas do modelo de 14 polegadas do MacBook Pro com chip M4 estão mostrando atrasos, o que levanta rumores sobre um possível lançamento do modelo M5 já neste ano. Clientes que pediram configurações personalizadas estão com datas de entrega entre 23 e 28 de outubro. Essa restrição na oferta pode indicar que a Apple está se preparando para apresentar um novo modelo no mês que vem.

O jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, apontou essas datas de envio estendidas. Diferente das configurações personalizadas do M4 Pro e M4 Max nos modelos de 14 e 16 polegadas, que têm prazos mais curtos, as entregas do MacBook Pro de 14 polegadas com chip M4 base não oferecem a opção de envio expresso, sugerindo uma demanda ou problema de produção mais específico para essa versão.

Restrição de Suprimentos e o Futuro do M5 MacBook Pro

Os atrasos nas remessas do modelo base M4 levam a especulações de que a Apple pode lançar apenas o MacBook Pro de 14 polegadas com o chip M5 em outubro. Modelos com os chips M5 Pro e M5 Max, mais potentes, poderiam ser introduzidos somente no início de 2026. Essa seria uma estratégia de lançamento em etapas, algo que já aconteceu antes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Recentemente, a Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos EUA vazou informações sobre diversos dispositivos da Apple, incluindo um único modelo de MacBook Pro. O vazamento chamou atenção, pois a FCC geralmente lista múltiplos números de modelo para diferentes tamanhos e opções de chip. A presença de um único modelo na documentação pode reforçar a ideia de um lançamento escalonado.

Os rumores sobre o MacBook Pro com chip M5 foram um pouco confusos ao longo deste ano. No início de 2025, Gurman mencionou que os modelos M5 do MacBook Pro seriam lançados até o final do ano. Contudo, em julho de 2025, ele revisou sua previsão, indicando que a Apple planejava adiar a estreia para o início de 2026. A linha do tempo de lançamento de produtos Apple, especialmente os chips M-series, costuma ser planejada com antecedência.

Leia também:

No último final de semana, o mesmo jornalista voltou a mudar sua previsão, sugerindo que os novos modelos de MacBook Pro chegariam entre o final de 2025 e o início de 2026. Além disso, em agosto, o analista Ming-Chi Kuo indicou que os chips M5 de alta performance só seriam lançados nos modelos MacBook Pro em 2026, mas não mencionou o chip M5 base.

Cenários de Lançamento e Curiosidades da Apple

Se a Apple realmente lançar o MacBook Pro com chip M5 em outubro e adiar os modelos M5 Pro e M5 Max para a primavera de 2026, isso pode impactar os rumores sobre os modelos OLED do MacBook Pro. Há especulações há alguns anos sobre um MacBook Pro OLED para o final de 2026. Ter dois lançamentos do MacBook Pro no mesmo ano não é o padrão, mas já aconteceu. Por exemplo, em 2023, o MacBook Pro foi atualizado com chips M2 Pro e M2 Max em janeiro, e depois com M3 Pro e M3 Max em outubro.

Um lançamento dos modelos M5 Pro e M5 Max no início de 2026 pode significar que os modelos OLED não virão em 2026, sendo adiados para 2027. Claro, é sempre possível que os documentos da FCC estivessem incompletos, e a Apple ainda planeje lançar todos os chips (M5, M5 Pro e M5 Max) ao mesmo tempo. A sincronização de lançamentos pode ser difícil, como visto nas teleconferências de resultados da Apple.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Existem algumas possibilidades para os lançamentos futuros da Apple:

  • A Apple pode lançar o MacBook Pro de 14 polegadas com M5 em outubro, e os modelos M5 Pro e M5 Max na primavera seguinte. Neste cenário, não haveria um MacBook Pro OLED em 2026.
  • Outra opção é o lançamento do MacBook Pro de 14 polegadas com M5 em outubro, seguido pelos modelos M5 Pro e M5 Max na primavera. Os modelos OLED do MacBook Pro poderiam vir no outono, resultando em dois lançamentos de MacBook no mesmo ano.
  • Uma terceira alternativa seria o lançamento apenas do MacBook Pro de 14 polegadas com M5 em outubro, e os modelos M5 Pro e M5 Max seriam retidos até o final de 2026 para serem usados nos MacBook Pro OLED.
  • Por fim, a Apple poderia lançar todos os modelos M5, M5 Pro e M5 Max do MacBook Pro em outubro, com os modelos M6 chegando no final de 2026, conforme outros rumores.

O momento dos lançamentos de Macs costuma ser mais imprevisível do que os de iPhones. Isso ocorre porque menos máquinas são fabricadas e há menos interesse em detalhes de design por parte de fabricantes de capas e outros parceiros. Além disso, a Apple não tem uma época fixa do ano para as atualizações de Macs, o que gera variações anuais. Muitos dispositivos da Apple recebem atualizações constantemente.

Por enquanto, não está claro se haverá um evento da Apple em outubro. Espera-se que o chip M5 chegue também ao iPad Pro e ao Vision Pro. Há também rumores de que a Apple pode atualizar a Apple TV e o HomePod mini. Se o MacBook Pro com M5 for lançado, isso significaria cinco novos dispositivos no período do outono de 2025.

Estas atualizações parecem ser focadas em desempenho, sem grandes mudanças de design. Nesses casos, a Apple geralmente faz lançamentos por meio de comunicados de imprensa. No entanto, o chip M5 traz uma complicação: todas as atualizações de chips da série “M” foram anunciadas em eventos, nunca por comunicados de imprensa. Os chips M1, M2, M3 e M4 foram revelados em eventos. Chips de “atualização” como o M2 Pro e M2 Max foram introduzidos com comunicados, mas não os chips principais.

O chip M5 pode ser o primeiro chip principal que a Apple anuncia via comunicado de imprensa. Ou, talvez, a empresa realize um evento curto em outubro, similar ao evento “Scary Fast” de Macs em 2023. Aquele evento de outubro de 2023 incluiu os chips M3, M3 Pro e M3 Max nos modelos MacBook Pro e iMac, e nenhum dos Macs recebeu atualizações de design.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via MacRumors

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.