Em uma entrevista à Bloomberg, o executivo cessante da Amazon, Dave Limp, disse que acredita “absolutamente” que a Amazon poderia começar a cobrar uma taxa de subscrição pela Alexa, e apontou o custo de formação e execução de modelos de inteligência artificial generativos para os novos recursos de IA do altifalante inteligente como a razão.
“Quando você começa a usar muito esses (modelos de IA), o custo para treinar o modelo, e o custo para inferência do modelo na nuvem, é substancial”, disse ele.
Alexa terá uma versão turbinada com IA, porém paga
Ele acrescentou que a versão atual da Alexa permanecerá gratuita e que uma versão paga precisaria demonstrar recursos e utilidade mais avançados.
Leia também:
Limp disse que a empresa não discutiu qual preço cobraria pela assinatura, acrescentando que “a Alexa que você conhece e ama hoje permanecerá gratuita”, mas que uma futura versão baseada em assinatura “não está a anos de distância”.
Modelos de IA generativa exigem enormes quantidades de poder de computação, com analistas estimando que os modelos de IA da OpenAI O ChatGPT custa US$ 700.000 por dia ou mais para ser executado.
A Amazon apostou alto na IA, com a empresa revelando um nova versão alimentada por IA da Alexa ao lado de versões atualizadas de seus óculos inteligentes Echo Frames e Carrerra na semana passada. Também acaba de investir até US$ 4 bilhões na Anthropic, rival da OpenAI.