A MediaTek anunciou o lançamento do Dimensity 9000, chipset inovador que é o primeiro do mundo a adotar o processo de produção TSMC N4 (de 4 nanômetros), o mais avançado e poderoso até hoje em matéria de eficiência e consumo de energia. A ideia é competir com o futuro Snapdragon 8 Gen1, processador topo de linha da Qualcomm em 2022.
E as inovações não param por aqui. O Dimensity 9000 também é o primeiro do mundo a utilizar CPU e GPU com a nova arquitetura Armv9, de alto desempenho. Sua configuração inclui um núcleo Cortex-X2 de até 3.05 GHz, três Arm Cortex-A710 que alcançam 2.85 GHz e quatro Arm Cortex-A510, além de suporte a LPDDR5x 7500Mbps
O novo produto da MediaTek incorpora potentes processadores de imagens e oferece suporte a câmeras HDR. Assim é possível ter a primeira câmera de 320 MP para smartphones do mundo, ISP de 9 Gpíxeles/s, além de capturar vídeo em 4K HDR em três câmeras simultaneamente, sem abrir mão de alta eficiência energética.
Também merece destaque a nova unidade de processamento de inteligência artificial (APU) desenvolvida para tirar o máximo rendimento dos smartphones em aplicações de vídeo com IA, multimídia, games, câmera é vídeo para redes sociais. Com ela é possível, por exemplo, melhorar a economia de energia em até quatro vezes, quando comparada com a geração anterior.
E quando o assunto é conectividade, o Dimensity 9000 integra o único modem para smartphone 5G compatível com o padrão 3GPP Release-16, ampliando o desempenho em frequências sub-6GHz, com 3CC Carrier Aggregation (300MHz) para downlink de 7Gbps, entre outros recursos.
Leia também:
Samsung usará o Dimensity 9000 em topos de linha
De acordo com o Sammobile, a Samsung vai testar o processador topo de linha MediaTek Dimensity 9000. O @UniverseIce afirmou que a MediaTek enviará o Dimensity 9000 para todas as marcas populares do Android, incluindo a Samsung. Se a fabricante sul-coreana achar suficiente o desempenho e a eficiência energética, usará este chip em seu principal smartphone ou tablet Galaxy.
Já há confirmações de que o Samsung Galaxy S22 usará o chip Snapdragon 8 Gen1 (sucessor do 888) e o Exynos 2200, como de costume. Assim, a Samsung poderá usar o Dimensity 9000 em um dispositivo topo de linha no segundo semestre do ano. O Dimensity 9000 provavelmente não será lançado na série Galaxy S22. No entanto, provavelmente veremos este chip em outros dispositivos, provavelmente tablets.
A Samsung acredita em um suposto excelente desempenho de controle de energia no MediaTek Dimensity 9000. Este chip usa o processo de 4nm da TSMC, que é melhor do que o próprio processo de fabricação euv de 4nm da Samsung. O desempenho do controle de energia dos processadores Snapdragon também não são dos melhores. O Snapdragon 888 é uma bagunça total quando se trata de desempenho de controle de energia. É mais provável que a Dimensity 9000 se saia melhor que o Snapdragon 8 Gen1 nesse quesito.
Se a Samsung usar o Dimensity 9000, ela será a primeira empresa a usar três marcas diferentes de processadores em seus smartphones.