MediaTek anuncia Dimensity 9000 para bater Snapdragon 8 Gen1

Várias empresas, inclusive a Samsung, já encomendaram o Dimensity 9000 para realizarem testes
Avatar de André Luiz
22/11/2021 às 11:21 | Atualizado há 2 anos
MediaTek anuncia Dimensity 9000 para bater Snapdragon 8 Gen1 1

A MediaTek anunciou o lançamento do Dimensity 9000, chipset inovador que é o primeiro do mundo a adotar o processo de produção TSMC N4 (de 4 nanômetros), o mais avançado e poderoso até hoje em matéria de eficiência e consumo de energia. A ideia é competir com o futuro Snapdragon 8 Gen1, processador topo de linha da Qualcomm em 2022.

E as inovações não param por aqui. O Dimensity 9000 também é o primeiro do mundo a utilizar CPU e GPU com a nova arquitetura Armv9, de alto desempenho. Sua configuração inclui um núcleo Cortex-X2 de até 3.05 GHz, três Arm Cortex-A710 que alcançam 2.85 GHz e quatro Arm Cortex-A510, além de suporte a LPDDR5x 7500Mbps

O novo produto da MediaTek incorpora potentes processadores de imagens e oferece suporte a câmeras HDR. Assim é possível ter a primeira câmera de 320 MP para smartphones do mundo, ISP de 9 Gpíxeles/s, além de capturar vídeo em 4K HDR em três câmeras simultaneamente, sem abrir mão de alta eficiência energética.

Processador Mediatek Dimensity 9000
Imagem/divulgação: MediaTek

Também merece destaque a nova unidade de processamento de inteligência artificial (APU) desenvolvida para tirar o máximo rendimento dos smartphones em aplicações de vídeo com IA, multimídia, games, câmera é vídeo para redes sociais. Com ela é possível, por exemplo, melhorar a economia de energia em até quatro vezes, quando comparada com a geração anterior.

E quando o assunto é conectividade, o Dimensity 9000 integra o único modem para smartphone 5G compatível com o padrão 3GPP Release-16, ampliando o desempenho em frequências sub-6GHz, com 3CC Carrier Aggregation (300MHz) para downlink de 7Gbps, entre outros recursos.

Samsung usará o Dimensity 9000 em topos de linha

De acordo com o Sammobile, a Samsung vai testar o processador topo de linha MediaTek Dimensity 9000. O @UniverseIce  afirmou que a MediaTek enviará o Dimensity 9000 para todas as marcas populares do Android, incluindo a Samsung. Se a fabricante sul-coreana achar suficiente o desempenho e a eficiência energética, usará este chip em seu principal smartphone ou tablet Galaxy.

Já há confirmações de que o Samsung Galaxy S22 usará o chip Snapdragon 8 Gen1 (sucessor do 888) e o Exynos 2200, como de costume. Assim, a Samsung poderá usar o Dimensity 9000 em um dispositivo topo de linha no segundo semestre do ano. O Dimensity 9000 provavelmente não será lançado na série Galaxy S22. No entanto, provavelmente veremos este chip em outros dispositivos, provavelmente tablets.

A Samsung acredita em um suposto excelente desempenho de controle de energia no MediaTek Dimensity 9000. Este chip usa o processo de 4nm da TSMC, que é melhor do que o próprio processo de fabricação euv de 4nm da Samsung. O desempenho do controle de energia dos processadores Snapdragon também não são dos melhores. O Snapdragon 888 é uma bagunça total quando se trata de desempenho de controle de energia. É mais provável que a Dimensity 9000 se saia melhor que o Snapdragon 8 Gen1 nesse quesito.

Se a Samsung usar o Dimensity 9000, ela será a primeira empresa a usar três marcas diferentes de processadores em seus smartphones.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ