Melhor que o ChatGPT? Elon Musk lança “Grok”, seu chatbot IA integrado ao X (ex-Twitter)

Concorrente do ChatGPT irá acessar informações em tempo real de dentro do X, antigo Twitter.
Avatar de André Luiz
06/11/2023 às 07:32 | Atualizado há 2 meses
Melhor que o ChatGPT? Elon Musk lança "Grok", seu chatbot IA integrado ao X (ex-Twitter) 1

A xAI, start-up de inteligência artificial de Elon Musk, lançou seu primeiro modelo de IA chamado “Grok”. É um chatbot que veio para enfrentar sua ex-empresa OpenAI dona do ChatGPT, Google com o Bard e outras empresas que estão crescendo na área.

O Grok, o novo sistema de IA, tem “acesso em tempo real” às informações da X (antigo Twitter), a plataforma de mídia social que Musk comprou por US$ 44 bilhões há um ano. Ele anunciou a novidade na noite de sábado e disse que seu chatbot tem uma “enorme vantagem sobre outros modelos”.

A vantagem a quer Musk se refere, é ao fato que a maioria dos Chatbots possuem acesso somente a informações antigas na internet, enquanto o Grok acessará em tempo real as informações solicitadas, no caso de dentro do microblog X, o antigo Twitter.

Musk, que disse na semana passada que eventualmente “a IA será capaz de fazer tudo” e tornar obsoleto o trabalho humano, formou a xAI no início deste ano. Sua equipe de engenheiros, que anteriormente trabalhou no Google DeepMind e na Microsoft, tem corrido para alcançar rivais mais estabelecidos, como a OpenAI, que Musk cofundou em 2015, mas saiu três anos depois.

O Grok será politicamente e, perigosamente, incorreto

O chatbot “adora o sarcasmo” e responde com “um pouco de humor”, acrescentou Musk, esperando que dar mais personalidade ao Grok lhe permita destacar-se num mercado cada vez mais concorrido.

Outro diferencial que o excêntrico homem mais rico do mundo diz que seu produto tem, é que o Grok é politicamente incorreto, pois o mesmo irá responder perguntas picantes que são sempre rejeitadas pelo outros sistemas. Isso, por si só, já pode ser um grande sinal de perigo.

Especialistas e empresas do setor de Inteligência Artificial, têm lutado com estas questões “mesmo depois de várias equipas de confiança e segurança dessas empresas terem trabalhado para torná-las mais seguras”, disse Reid Blackman, consultor de ética em IA da Virtue Consultants.

“Elon Musk, por outro lado, dizimou a equipe de confiança e segurança em [X] e pretende tornar este chatbot menos politicamente correto – também conhecido como mais rude e inapropriado”, acrescentou Blackman, dizendo que “o chatbot de Musk representa riscos maiores do que nós. vi até agora”.

Especialistas alertaram que o chatbot tinha potencial para exibir preconceitos ou espalhar material prejudicial ou informações falsas, conhecidas como “alucinações”.

Apesar de todo hype que ele faz, ele disse que a versão do Grok ainda é uma versão de teste “muito inicial”.

Vale lembrar que Elon Musk já teve outras ideias futurísticas, como o conceito do Hyperloop.

Grok chega com possibilidade competir com gigantes “experientes”

As chamadas empresas de IA generativa – cuja tecnologia pode criar textos, códigos e imagens semelhantes aos humanos em segundos – levantaram milhares de milhões de dólares este ano, à medida que os investidores se acumulam numa indústria que os proponentes dizem que poderá ser tão transformadora como a Internet. Outros, no entanto, temem que uma nova bolha tecnológica esteja a inflar, com a comercialização da tecnologia ainda numa fase inicial.

A capacidade da xAI de lançar um modelo capaz com o que diz ter sido apenas dois meses de treinamento mostra como os novos participantes estão começando a corroer a enorme liderança estabelecida pela OpenAI, que lançou seu inovador chatbot ChatGPT há quase um ano.

Os usuários do X podem se inscrever agora para experimentar o Grok, que estará disponível para assinantes do novo serviço “Premium+” do aplicativo, custando cerca de US$ 16 por mês, após completar um período não especificado de testes.

O lançamento ocorre no momento em que Musk busca aumentar o engajamento e as vendas na X, que desde a compra do Twitter em 2022 perdeu receita depois que muitos anunciantes reduziram os gastos devido a preocupações sobre o relaxamento da moderação de conteúdo.

Em setembro, sua rival de mídia social Meta anunciou que estava lançando quase 30 chatbots de IA em seus aplicativos Instagram, WhatsApp e Facebook, incluindo um assistente de IA projetado para responder perguntas dos usuários e outros baseados em personas e imagens de celebridades como uma peça de entretenimento.

Apesar de ter sido criado em apenas alguns meses, Musk afirma que as capacidades do Grok rivalizam com os modelos mais recentes da Meta, que lançou seu modelo LLaMA 2 em julho, e da Inflection, a start-up de IA liderada pelo ex-cofundador da DeepMind, Mustafa Suleyman, de acordo com testes de referência.

A xAI disse que a capacidade de Grok de responder a questões matemáticas ou demonstrar raciocínio é semelhante ao GPT-3.5 da OpenAI, o modelo que alimentou a versão inicial do ChatGPT quando foi lançado em novembro de 2022. A start-up acrescentou que Grok passou na final do ensino médio húngaro exame de matemática com nota C, seguindo o modelo Claude da Anthropic.

No entanto, a xAI também admitiu que estava por trás da OpenAI, que lançou seu mais recente modelo GPT-4 em março. Isso demonstrou “desempenho de nível humano” em benchmarks profissionais, como o exame da Ordem dos Advogados dos EUA, e já está sendo incorporado em aplicativos por empresas parceiras.

“[Grok] só é superado por modelos que foram treinados com uma quantidade significativamente maior de dados de treinamento e recursos de computação como GPT-4”, disse xAI. “Isso mostra o rápido progresso que estamos fazendo na xAI no treinamento [grandes modelos de linguagem] com eficiência excepcional.”

Nathan Benaich, investidor em IA da Air Street Capital e coautor do State of AI Report, disse que os benchmarks sugeriam que o desempenho de Grok era “impressionante, dado seu tamanho relativamente pequeno e o fato de eles terem mudado em poucos meses”.

“Mas considerando que a empresa pertence ao homem mais rico do mundo e tem acesso a dezenas de milhares de GPUs e aos melhores talentos, seria de esperar algo de bom”, acrescentou, referindo-se aos chips da unidade de processamento gráfico (GPU) necessários para treinar LLMs. .

Aaron Brindle, da Radical Ventures, outro investidor em IA, alertou que construir um sistema de IA que possa gerar receita de clientes empresariais é diferente de criar um chatbot que atraia os consumidores. “Os clientes de grandes empresas priorizam segurança, confiabilidade e desempenho”, disse ele.

O que significa o nome “Grok” que Elon Musk batizou

O nome Grok é um verbo que significa “entender algo intuitivamente ou por empatia”, e foi inspirado no livro de ficção científica “Estranho em uma Terra Estranha”, escrito por Robert Heinlein.

No livro, “grok” é uma palavra na língua marciana que significa “beber”, mas que também tem um significado mais amplo de “absorver algo tão profundamente que se torna parte de você”. No contexto do chatbot de Musk, o Grok foi projetado para ser capaz de compreender a linguagem humana e as emoções de uma maneira que os chatbots tradicionais não conseguem.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ