o Mês Nacional de Conscientização sobre Segurança Cibernética (NCSAM) é observada anualmente nos Estados Unidos no mês de outubro. A iniciativa foi iniciada pelo Departamento de Segurança Interna e pela Aliança Nacional de Segurança Cibernética em 2004 para criar mais conscientização sobre segurança e proteção online.
Com outubro de 2020 bem encaminhado, a Microsoft anunciou seus próprios planos para promover a importância da cibersegurança.
Em uma postagem de blog redigido por Vasu Jakkal, CVP de Segurança, Conformidade e Identidade da Microsoft, o executivo afirmou que há uma necessidade crescente de segurança online hoje em dia devido à pandemia que força as pessoas a realizarem a maioria das atividades do dia-a-dia nas instalações de seus casas.
Para esse fim, A Microsoft está fazendo parceria com Terranova para lançar o “Torneio de Phishing Gone” em outubro, no qual os dois usarão e-mails reais de golpistas para obter estatísticas de cliques, oferecendo insights baseados em dados para empresas para que possam fortalecer seus respectivos programas de segurança cibernética. A empresa também publicará cinco artigos sobre o tópico de segurança cibernética, localizados em 36 idiomas e cobrindo uma ampla gama de assuntos e públicos.
A Microsoft Store hospedará workshops virtuais para conscientização sobre segurança cibernética. Os workshops “Trabalhe de forma mais segura e inteligente com o Microsoft 365” e “Trabalhe melhor com o Microsoft Teams” também enfatizarão os recursos de segurança online presentes no Microsoft 365 Business e no Microsoft Teams, respectivamente.
A Microsoft também dará maior ênfase à contratação diversa para suas equipes de segurança cibernética. Jakkal diz que:
Construir diversas equipes cibernéticas é uma grande fonte de paixão e defesa para mim. Não é apenas a coisa certa a fazer; isso nos dá uma vantagem estratégica como empresa e como defensor contra agentes de ameaças em todo o mundo que parecem criar confusão e danos. Como? A IA continua sendo uma das melhores ferramentas para enfrentar as ameaças cibernéticas. Mas uma IA eficaz e responsável requer a contribuição e as ideias de um grupo diversificado. Essa diversidade de pensamento não diz respeito apenas à diversidade étnica ou de gênero. É ambos, certamente, mas muito mais. A IA eficaz requer diversidade de experiências, culturas, opiniões, educação, perspectivas e muitos outros fatores. Em uma equipe onde todos têm habilidades e experiências semelhantes, os membros correm o risco de afundar no pensamento de grupo e perder a criatividade.
[…] Ao garantir a diversidade em nossas equipes, ajudamos a criar sistemas de IA que garantem a confiança das pessoas, ao mesmo tempo que nos aproximamos da proteção contra o preconceito em tecnologia para o futuro. Na Microsoft, estabelecemos parcerias, criamos iniciativas e aumentamos a transparência como parte de nossa abordagem holística para tratar de questões sistêmicas que contribuem para a baixa representação de mulheres na segurança cibernética.
Você pode descobrir mais sobre os esforços da empresa por visitando seu site dedicado à cibersegurança aqui.