A Microsoft vem promovendo iniciativas de segurança cibernética há algum tempo. Em setembro, lançou novas APIs de proteção contra ameaças, e este mês, anunciou planos para promover o mês de conscientização sobre segurança cibernética.
No entanto, com a pandemia resultando em várias pessoas em vários setores trabalhando remotamente, muitos têm recorrido aos modelos de segurança Zero Trust. Agora, A Microsoft anunciou o lançamento de seu Zero Trust Deployment Center para facilitar a transição das empresas para este modelo.
Para os não iniciados, aqui está como a Microsoft descreve o modelo de segurança Zero Trust:
Em vez de presumir que tudo por trás do firewall corporativo é seguro, o modelo Zero Trust pressupõe violação e verifica cada solicitação como se fosse originada de uma rede aberta. Independentemente de onde a solicitação se origina ou que recurso ela acessa, Zero Trust nos ensina a “nunca confiar, sempre verificar.” Cada solicitação de acesso é totalmente autenticada, autorizada e criptografada antes de conceder acesso. Os princípios de microssegmentação e de acesso menos privilegiado são aplicados para minimizar o movimento lateral. Inteligência e análises ricas são utilizadas para detectar e responder a anomalias em tempo real.
A Microsoft afirma que, embora as empresas tenham trabalhado muito para utilizar este modelo, uma coisa que ainda encontram dificuldades é na área de suporte de implantação adicional. Para resolver esse problema, a empresa anunciou o Zero Trust Deployment Center.
Simplificando, este é um conjunto de documentação que se aprofunda em detalhes sobre como implementar os princípios de Zero Trust, configurando infraestrutura, rede, dados e preparação do ambiente, entre muitas outras coisas. A Microsoft diz que garantiu que este repositório de informações contenha orientações sobre a implantação do Zero Trust em objetivos de nível simples e itens de ação para facilitar a configuração do ambiente. Para organizações que já estão implementando modelos de segurança Zero Trust, este repositório será útil para determinar seu progresso.
Os interessados em configurar seu ambiente Zero Trust podem visite o Centro de Implantação aqui enquanto as organizações que já o implementaram até certo ponto podem teste sua maturidade usando a ferramenta da Microsoft aqui.