A Microsoft atualizou os detalhes do programa de Suporte pago Windows 10, conhecido como Extended Security Updates (ESU). Em abril de 2024, a empresa revelou os preços do programa e, em outubro, adicionou informações sobre o licenciamento por volume, o método de ativação 5×5. A novidade é que o suporte estendido será oferecido pela lista de preços de Licenciamento por Volume a partir de 1º de novembro.
Detalhes do Suporte pago Windows 10 e o programa ESU
Em janeiro de 2025, a Microsoft atualizou a documentação do ESU no site Microsoft Learn, adicionando detalhes de preços e informações sobre o uso em Windows 365/Azure VD e requisitos mínimos de compra de licença. O primeiro ESU estará disponível em novembro de 2025. A Microsoft também desativou oficialmente o bypass do Windows 11 para CPUs e TPM não suportados.
O custo do ESU para Windows 10, adquirido pelo programa de Licenciamento por Volume da Microsoft, é de US$ 61 por dispositivo no primeiro ano. Este valor dobra a cada ano subsequente, por um máximo de três anos. O ESU é gratuito para máquinas virtuais com Windows 10 em Windows 365 ou Azure Virtual Desktop. Endpoints com Windows 10 conectados a Windows 365 Cloud PCs também têm direito ao ESU por até três anos com uma licença ativa do Windows 365.
O requisito mínimo para adquirir o Suporte pago Windows 10 ESU é uma licença. O ESU estará disponível no licenciamento por volume a partir de 12 meses antes do fim do suporte ao Windows 10, ou seja, no final de 2024.
Apesar do fim do suporte, os PCs com Windows 10 continuarão funcionando. No entanto, a Microsoft recomenda que os clientes atualizem os PCs qualificados para o Windows 11 usando o Windows Autopatch ou o Microsoft Intune, ou que façam a transição para um novo PC com Windows 11. A migração para a nuvem e a assinatura do Windows 365 para disponibilizar o Windows 11 em qualquer dispositivo com um Cloud PC também são opções.
Leia também:
Fim do suporte tradicional para o Windows 10
A partir de 14 de outubro de 2025, a Microsoft deixará de fornecer suporte técnico, atualizações de recursos e atualizações de qualidade (incluindo correções de segurança e confiabilidade) para as versões do Windows 10 que atingirem o fim do suporte nessa data.
A Microsoft também oferece um programa de suporte estendido para consumidores por US$ 30. Usuários e empresas têm um tempo para decidir como proceder em relação à atualização. A empresa tem incentivado a atualização para o Windows 11, inclusive com uma “oferta por tempo limitado” de atualização gratuita. Recentemente, removeu qualquer vestígio do bypass oficial para os requisitos de CPU/TPM de seu site, reforçando sua posição anterior de recomendar um novo PC e o OneDrive para a atualização.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin