Microsoft encerra suporte oficial ao Windows 11 para CPUs Intel 8ª a 10ª geração

Microsoft remove suporte a Windows 11 para CPUs Intel de 8ª a 10ª geração. Entenda o impacto dessa decisão.
Atualizado há 4 dias
Suporte para Windows 11

Outros destaques

Lenovo ThinkPad X1
Fim da DDR4
Copilot no Excel
Carregamento do iPhone 17
Chips X3D mobile

A Microsoft removeu o suporte para Windows 11 24H2 para CPUs Intel de 8ª, 9ª e 10ª geração. Essa mudança inesperada significa que alguns computadores mais antigos, que antes atendiam aos requisitos, não receberão mais as atualizações mais recentes do sistema operacional. Entenda o que motivou essa decisão e como ela pode impactar os usuários que utilizam essas configurações de hardware.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que mudou no Suporte para Windows 11 24H2

A Neowin notou que a Microsoft publicou a lista oficial de processadores compatíveis com o Windows 11 24H2. A atualização trouxe a adição de vários chips AMD, mas, surpreendentemente, removeu o suporte para Windows 11 de alguns processadores Intel, mesmo que eles atendam aos requisitos mínimos de sistema.

Entre os processadores que perderam o suporte para Windows 11, estão os Ice Lake U e Y (10ª geração mobile) e Comet Lake (10ª geração desktop e mobile). Os processadores Intel de 8ª e 9ª geração (Coffee Lake) também foram removidos da lista de compatibilidade. Veja a lista detalhada dos processadores afetados:

CPUs da Intel que perderam o suporte para Windows 11

10ª Geração:

9ª e 8ª Geração:

Leia também:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, a Intel adicionou à lista os processadores Core UL e HL Raptor Lake (série 1) para dispositivos móveis, além do “Core 3 100U com IPU“. CPUs Intel Atom embarcadas também foram adicionadas à lista de processadores suportados. Se você pretende adquirir um novo aparelho, fique atento, pois o atraso no One UI 7 da Samsung pode ser um problema a mais a ser enfrentado.

Para conferir a lista completa, acesse o site oficial da Microsoft. Se o seu processador Intel estiver listado como compatível com o Windows 11 24H2, ele também deverá funcionar nas versões anteriores do sistema operacional. Além disso, é importante estar atento ao lançamento do novo iPhone SE da Apple, que pode ser uma boa alternativa para quem busca um novo dispositivo.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via Neowin

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.