A Microsoft bloqueou um aplicativo gratuito que permitia Bypass Windows 11 24H2 dos requisitos do sistema, classificando-o como um possível malware. Em outubro do ano passado, surgiu o Flyby11, um utilitário que ajudava usuários a ignorar a verificação de requisitos do Windows 11, incluindo a versão 24H2. A atualização mais recente do aplicativo incorporou um ajuste de registro que a própria Microsoft já hospedou em seu guia oficial de instalação do Windows 11.
Bypass Windows 11 24H2: Microsoft Defender sinaliza Flyby11 como potencial ameaça
O Flyby11 também recebeu melhorias no script para aumentar a estabilidade. No entanto, o desenvolvedor alertou que o Microsoft Defender sinaliza o aplicativo como PUA (aplicativo potencialmente indesejado). As notas da versão 1.2 do Flyby11 destacam a compatibilidade com as mudanças recentes da Microsoft em relação aos requisitos de CPU e TPM. Alguns scripts foram refinados e testados para garantir a estabilidade.
O desenvolvedor enfatiza que a Microsoft não oferece suporte oficial a esse método, embora ele ainda funcione. Ele também menciona que o aplicativo é sinalizado como PUA:Win32/Patcher pelo Microsoft Defender, um alerta que pode ser ignorado caso o usuário queira prosseguir com a atualização. Ele afirma que entrará em contato com a Microsoft para verificar se a classificação é oficial ou um falso positivo.
De acordo com o site Microsoft Security Intelligence, um PUA:Win32/Patcher é um aplicativo com má reputação que pode afetar a qualidade da experiência do usuário. Geralmente, esse tipo de alerta surge quando o aplicativo é baixado de uma fonte diferente do site oficial do produto. Assim como com qualquer aplicativo não oficial, é recomendado testá-lo em uma máquina virtual, especialmente agora que foi sinalizado. Embora a falta de assinatura digital possa ser um motivo para a sinalização, a cautela é sempre importante.
Alternativas ao Flyby11 incluem o Rufus, que também oferece opções para contornar os requisitos do Windows 11. O desenvolvedor do Flyby11 também disponibilizou links para notícias relacionadas no Neowin sobre as mudanças da Microsoft nos requisitos do Windows 11 e como restaurar o suporte Dolby Digital (AC-3) no Windows 11 24H2. Vale lembrar que usar utilitários de terceiros para contornar os requisitos pode apresentar riscos à segurança, e a Microsoft desaconselha essa prática.
Leia também:
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin