Em 2018, a Microsoft anunciou o lançamento do Microsoft News, seu “motor de notícias” que alimentou seu site MSN.com e seus aplicativos móveis. Nos últimos dois anos, a empresa atualizou este serviço em várias plataformas, incluindo Windows 10 e para celulares.
Agora, a Microsoft revelou algumas estatísticas interessantes sobre seu mecanismo de notícias, incluindo seus planos de como melhorar o serviço a seguir.
Em uma postagem de blog escrito por Taroon Mandhana, vice-presidente corporativo, a empresa afirma que continua a fortalecer sua parceria com a mídia de notícias desde que parou de criar seu próprio conteúdo original para o MSN.com em 2014. Desde então, a Microsoft se concentra exclusivamente na curadoria – ambos por meio de humanos e algoritmos – conteúdo de notícias de editores em todo o mundo e combinando-o com anúncios para gerar receita para ambas as partes.
Para esse fim, o gigante da tecnologia de Redmond agora compartilhou US $ 1 bilhão em receita com seus mais de 4.500 parceiros da indústria de notícias desde 2014. O serviço também tem 550 milhões de leitores mensais espalhados por 180 países, com notícias disponíveis em 31 idiomas. Mais de 170.000 peças de conteúdo de notícias são contribuídas por parceiros de mídia diariamente sobre uma ampla gama de tópicos. Mandhana passou a dizer que:
Estamos constantemente em busca de novas maneiras de capacitar a indústria – seja por meio de inovações que alavancam a IA para gerar reportagens investigativas mais rápidas e completas, ajudando redações a modernizar sua narrativa por meio do poder do jornalismo de dados, reinventando nossos aplicativos para novas categorias de dispositivos como o Surface Duo, ou expandir nossa plataforma para incluir notícias e conteúdo para verticais emergentes, como eSports. Mais importante, estamos investindo profundamente em nossa plataforma central e parcerias de distribuição para garantir que o conteúdo de classe mundial de nossos parceiros de publicação possa alcançar mais pessoas, em mais dispositivos, em mais idiomas e regiões do que nunca.
A Microsoft declara que está ciente de que “capacitar uma indústria de notícias livre, confiável e bem financiada é fundamental para fazer o mundo avançar” e continua comprometida em promover conteúdo de notícias de alta qualidade e retornar receita para seus editores.