Outlook travando Windows Server 2016: Microsoft lança solução temporária
Usuários do Microsoft 365 relataram problemas com travamentos em aplicativos, incluindo o Classic Outlook, no Windows Server 2016. O problema parece estar relacionado principalmente ao RDS (Remote Desktop Services), mas outros serviços também podem ser afetados. A Microsoft reconheceu o problema, que surgiu após a atualização para a versão 2412 (Build 18324.20168/20190), e está investigando.
Problema e investigação
Os travamentos são identificados nos logs de aplicativo do Windows Event Viewer como eventos 1000 ou 1001. Detalhes do evento incluem informações como nome do aplicativo com falha (ex: WINWORD.EXE), versão, nome do módulo com falha (ex: KERNELBASE.dll), código de exceção (ex: 0xc06d007e) e outros dados técnicos. A Microsoft está testando busca por IA no Windows 11 para aprimorar a experiência do usuário. A Microsoft confirmou que está investigando a causa dos travamentos e forneceu um número de rastreamento no M365 Admin Center: MO978220.
Solução temporária: reverter para versão anterior
Enquanto a Microsoft investiga, a solução temporária é retornar para a versão 2411 (Build 18227.20152). O procedimento envolve abrir o prompt de comando como administrador e executar dois comandos específicos:
1. `cd %programfiles%\Common Files\Microsoft Shared\ClickToRun`
2. `officec2rclient.exe /update user updatetoversion=16.0.18227.20152`. Após reverter, é recomendado desativar as atualizações temporariamente (até 11 de fevereiro) para evitar que o sistema atualize automaticamente para a versão problemática. A NVIDIA também lançou uma atualização para corrigir falhas. Lembre-se de reativar as atualizações posteriormente ou verificar se o problema foi resolvido antes da data.
Atualização: Problema resolvido
A Microsoft anunciou que o problema foi corrigido na Versão 2412 (Build 18324.20194). Usuários que encontraram os travamentos devem atualizar para esta versão para resolver o problema. Veja quais dispositivos receberam a nova versão do HyperOS. A empresa recomenda que os usuários que desativaram as atualizações como parte da solução temporária as reativem para garantir que estejam executando a versão mais recente e estável do software.
Além disso, problemas com o Outlook e outros aplicativos do Microsoft 365 não são incomuns. A Microsoft já havia compartilhado soluções para problemas como mensagens de “falta de memória”. Manter o sistema operacional e os aplicativos atualizados é fundamental para evitar problemas de compatibilidade e segurança, mas é sempre bom ter uma solução temporária em mente caso uma atualização cause problemas inesperados. A Microsoft também já trabalhou em outras correções no passado, incluindo problemas de lentidão em rede. Vale lembrar que estar atento a esses problemas ajuda a manter um ambiente de trabalho produtivo e sem interrupções.
Leia também:
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin