▲
- A Microsoft anunciou a desativação do VBScript nas versões 24H2 e 25H2 do Windows 11.
- O objetivo é modernizar o sistema e aumentar a segurança, substituindo tecnologias antigas.
- Empresas que dependem do VBScript precisarão migrar para soluções alternativas.
- A Microsoft oferece um guia detalhado para facilitar a transição e minimizar impactos.
A Desativação do VBScript no Windows 11 está cada vez mais próxima! A Microsoft pode desabilitar o VBScript já nas próximas versões 24H2 e 25H2 do Windows 11. Para ajudar as empresas nessa transição, a Microsoft lançou um guia oficial detalhado com estratégias de detecção e desativação do VBScript. Essa mudança faz parte de uma série de remoções de recursos que a empresa considera importantes para a segurança e modernização do sistema.
A Microsoft tem como prática descontinuar funcionalidades em seus aplicativos, visando aprimorar a experiência do usuário e garantir maior segurança. Recentemente, a empresa anunciou a descontinuação das APIs de Busca do Bing e de um recurso do Edge, buscando alternativas mais seguras e eficientes. Além disso, grandes mudanças estão a caminho para os drivers de hardware do Windows, com a descontinuação dos metadados de dispositivos Windows e dos Windows Metadata and Internet Services (WMIS).
Até mesmo o Excel não escapou, com um recurso sendo removido devido aos altos custos de manutenção. Mas, afinal, por que a Microsoft está removendo o VBScript e como isso vai afetar você?
O que é VBScript e por que ele está sendo desativado?
O VBScript, ou Visual Basic Scripting Edition, é uma linguagem de script desenvolvida pela Microsoft, muito utilizada para automatizar tarefas no Windows. No entanto, devido a preocupações de segurança e à disponibilidade de tecnologias mais modernas, a Microsoft decidiu descontinuá-lo.
Em maio de 2023, a Microsoft sinalizou a intenção de remover o VBScript e, em outubro do mesmo ano, a descontinuação foi oficialmente anunciada para futuras versões do Windows. Mas calma, essa mudança não acontece da noite para o dia. A Microsoft está seguindo um cronograma para garantir que as organizações tenham tempo para se adaptar.
Leia também:
A Microsoft entende que muitas empresas ainda dependem do VBScript para diversas operações. Por isso, a desativação está sendo feita em fases, permitindo que as empresas se preparem e migrem para outras soluções. Essa abordagem gradual visa minimizar o impacto e garantir uma transição suave.
Cronograma de desativação do VBScript no Windows 11
A Microsoft dividiu o processo de desativação em três fases. Atualmente, estamos na primeira fase, onde o VBScript ainda está habilitado por padrão como um recurso sob demanda (FOD). No entanto, a Microsoft indicou que essa acessibilidade FOD pode ser removida já na versão 24H2 ou na 25H2 do Windows 11.
A empresa declarou: “Na fase atual de descontinuação do VBScript, ele está disponível como um recurso sob demanda (FOD) e habilitado por padrão no Windows 11, versão 24H2. Antes que o VBScript seja desabilitado por padrão nessas e em futuras versões do sistema operacional, é crucial que você identifique onde e como o vbscript.dll ainda está sendo usado em seu ambiente empresarial.”
O guia recém-lançado pela Microsoft reforça a importância de desabilitar proativamente o VBScript no Windows 11, o que indica que a desativação completa pode estar mais próxima do que se imaginava. Para auxiliar nessa transição, a Microsoft detalhou quatro mecanismos para detectar o uso do VBScript e remover as DLLs baseadas nele.
Para empresas que buscam alternativas, Goiás se torna o primeiro estado brasileiro a regulamentar o uso de inteligência artificial, abrindo um leque de possibilidades para automação de tarefas e otimização de processos.
Como detectar o uso do VBScript em sua empresa?
A Microsoft recomenda o uso do SysMon (System Monitor), uma ferramenta oficial para rastrear DLLs do VBScript e revisar dependências, como Group Policy e PowerShell scripts. Além disso, a empresa oferece um script PowerShell para escanear arquivos VBScript no sistema:
$pathsToScan = @("C:\Users", "C:\ProgramData", "C:\Scripts")
$logPath = "C:\VBSScriptScan\VbsFiles_$(hostname).csv"
$results = foreach ($path in $pathsToScan) {
if (Test-Path $path) {
Get-ChildItem -Path $path -Filter *.vbs -Recurse -ErrorAction SilentlyContinue |
Select-Object FullName, LastWriteTime, Length
}
}
Outro script PowerShell fornecido pela Microsoft é útil para detectar a presença de VBScript embutido em pacotes do Microsoft Installer (MSI):
Get-ChildItem -Path "C:\MSIRepo" -Recurse -Filter *.msi | ForEach-Object {
$msiPath = $_.FullName
$sql = "SELECT * FROM CustomAction"
$installer = New-Object -ComObject WindowsInstaller.Installer
$database = $installer.GetType().InvokeMember("OpenDatabase", "InvokeMethod", $null, $installer, @($msiPath, 0))
$view = $database.OpenView($sql)
$view.Execute()
$record = $view.Fetch()
while ($record -ne $null) {
$actionName = $record.StringData(1)
$actionType = [int]$record.StringData(2)
if ($actionType -eq 6 -or $actionType -eq 38 -or $actionType -eq 50) {
Write-Output "⚠ VBScript Custom Action: $actionName in $msiPath"
}
$record = $view.Fetch()
}
}
Desabilitação do VBScript
Após detectar o uso do VBScript, a Microsoft recomenda desabilitá-lo proativamente no Windows 11. Para isso, utilize o seguinte comando do Deployment Image Servicing and Management (DISM):
Dism /Online /Remove-Capability /CapabilityName:VBSCRIPT~~~~
A Microsoft sugere usar o Microsoft Intune, GPO Startup Scripts ou Microsoft Configuration Manager para aplicar esse comando em toda a sua rede. Após a execução do comando DISM, o VBScript será desabilitado e todos os processos que tentarem utilizá-lo serão bloqueados, resultando em falhas silenciosas ou erros.
Para mais detalhes, você pode consultar o post oficial no site Tech Community da Microsoft.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin