Microsoft remove bloqueio de atualização do Windows 11 24H2 para mais usuários

Microsoft libera atualização do Windows 11 24H2, facilitando a transição para usuários de Windows 10 e Windows 11 antes do fim do suporte.
Atualizado há 1 dia atrás
Microsoft remove bloqueio de atualização do Windows 11 24H2 para mais usuários
Windows 11 24H2 lançado, tornando a migração de usuários mais fácil antes do fim do suporte. (Imagem/Reprodução: Neowin)
Resumo da notícia
    • A Microsoft removeu o bloqueio que impedia a atualização do Windows 11 versão 24H2 em alguns dispositivos.
    • Quem ainda usa Windows 10 ou versões antigas do Windows 11 pode atualizar mais fácil agora.
    • Isso ajuda a ampliar a adoção do Windows 11 antes do suporte ao Windows 10 acabar.
    • A remoção do bloqueio também melhora a compatibilidade com jogos que usam drivers específicos do Easy Anti-Cheat.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Microsoft liberou um bloqueio de atualização de longa data para o Windows 11 24H2, permitindo que mais usuários de Windows 10 e Windows 11 migrem para a versão mais recente do sistema operacional. Esse avanço chega em um momento importante, considerando o fim do suporte ao Windows 10 se aproximando. A remoção do bloqueio busca oferecer uma transição mais suave para diversos dispositivos.

Fim de um Bloqueio de Compatibilidade para Windows 11 24H2

Desde o lançamento do Windows 11 versão 24H2 em outubro de 2024, a Microsoft tem trabalhado para corrigir falhas e eliminar barreiras de atualização. O bloqueio recém-removido afetava computadores com Easy Anti-Cheat, uma solução presente em muitos jogos populares como PUBG e Fortnite. Usuários com processadores Intel Alder Lake+ e a plataforma vPro, utilizando drivers do Easy Anti-Cheat lançados antes de abril de 2024, podiam enfrentar uma tela azul (ou preta) da morte com o erro “MEMORY_MANAGEMENT”.

É importante destacar que, embora esses problemas fossem específicos da versão 24H2, jogos que não utilizassem os drivers desatualizados nos dispositivos afetados não causavam as falhas. A Microsoft confirmou em sua documentação oficial que o problema estava ligado a drivers específicos do Easy Anti-Cheat. Para quem busca otimizar o sistema, vale conferir também as novidades nas funcionalidades do Intune em julho de 2025, que visam aprimorar a gestão de dispositivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O bloqueio foi implementado em 30 de setembro de 2024 e, após quase dez meses, foi finalmente removido em 24 de julho de 2025. Isso significa que sistemas que antes estavam impedidos agora podem instalar o Windows 11 versão 24H2 via Windows Update. No entanto, é possível que o Windows Update ainda solicite que você atualize jogos que usam uma versão incompatível do Easy Anti-Cheat para garantir o bom funcionamento.

Para aqueles que utilizam versões mais antigas do Windows 11 ou ainda estão no Windows 10, os problemas de compatibilidade com o Easy Anti-Cheat não devem aparecer. Isso ocorre porque a questão é exclusiva da versão 24H2. Enquanto a versão 25H2 do Windows 11 se aproxima, a Microsoft continua a abordar outras pendências, como problemas de compatibilidade com drivers Intel Smart Sound Technology, travamentos em aplicativos que usam a câmera, perdas de saída de áudio em PCs com Dirac Audio e questões com drivers sprotect.sys. Recentemente, a Starlink enfrentou uma queda na conexão global, mostrando como problemas de serviço podem afetar usuários.

Leia também:

A persistência da Microsoft em resolver esses bloqueios de atualização, mesmo após meses, demonstra o compromisso em garantir uma experiência de usuário mais estável para o sistema operacional. A empresa segue trabalhando para que a transição para as versões mais recentes do Windows seja a mais tranquila possível, especialmente para quem ainda está no Windows 10 e precisa se preparar para o fim do suporte.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.
Via Neowin

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.