Microsoft anuncia Surface Duo 2 com Snapdragon 888 e três câmeras

O segundo smartphone dobrável da empresa continua sendo duas telas conectadas por uma dobradiça, não uma tela dobrável
Avatar de André Luiz
22/09/2021 às 13:36 | Atualizado há 3 anos
Microsoft anuncia Surface Duo 2 com Snapdragon 888 e três câmeras 1

A Microsoft anunciou oficialmente o novo Surface Duo 2, a segunda versão do seu smartphone Android com tela dobrável. Ele mantém uma dobradiça para dobrar a tela ao invés de uma tela flexível como o Galaxy Z Fold3, por exemplo. Por outro lado, a Microsoft corrigiu várias das reclamações feitas no modelo anterior, colocando três câmeras, suporte ao 5G, processador atual e uma tela maior.

O Microsoft Surface Duo 2, que está disponível na mesma cor branca da primeira geração e uma nova opção preta, tem dois displays conectados por uma dobradiça que permite abri-lo como um livro ou apoiá-lo como uma tenda. Combinados, as duas telas medem 8,3 polegadas na diagonal e ambas apresentam uma taxa de atualização de 90Hz. Uma pequena curva na tela permite que ele seja visto quando o Duo 2 está fechado, mostrando-lhe tempo e notificações perdidas.

Todas as posições do Surface Duo 2.
Todas as posições do Surface Duo 2. (Imagem/ Divulgação: Microsoft)

Dentro de metade do dispositivo está o processador Qualcomm Snapdragon 888 — um upgrade significativo sobre o chip 855 que estava na primeira versão. Ele também suporta conectividade 5G. A Microsoft diz que é o dispositivo 5G mais fino do mercado, considerando ele aberto obviamente.

Microsoft Surface Duo 3 cameras
Agora com três câmeras. (Imagem/ Divulgação: Microsoft)

O Surface Duo original vinha carregado com uma única câmera acima da tela, um dos pontos mais fracos do hardware. Desta vez, a Microsoft instalou um sistema adequado de três câmeras na parte externa do Duo 2, com uma configuração com câmera wide, ultrawide e telefoto. Todas as três câmeras têm resolução de 12 megapixels, com as lentes grande angular e telefoto também com estabilização ótica de imagem.

Como o Duo anterior, o Duo 2 suporta entrada de caneta com a linha de Canetas Surface da Microsoft. Você pode colar magneticamente a nova Surface Slim Pen 2 na parte externa do Duo 2 para mantê-la com você onde quer que esteja.

Microsoft anuncia Surface Duo 2 com Snapdragon 888 e três câmeras 5
Imagem/ Divulgação: Microsoft

Claro, o principal argumento da linha de produtos Duo é a produtividade, já que são basicamente dois smartphones padrão conectados por uma dobradiça. Isso não vai mudar este ano e a Microsoft diz que veio com mais otimizações para compartilhar informações entre as duas telas e espalhar um único aplicativo entre elas. A empresa diz que 150 jogos, incluindo Asphalt Legends 9, Modern Combat 5 e Dungeon Hunter 5, são otimizados para usar uma tela como controle enquanto visualiza o próprio jogo na outra tela.

Mas essas promessas também foram feitas para o primeiro Duo, e o suporte de software foi onde ele realmente desmoronou. As demos da Microsoft parecem impressionantes, mas também funcionaram da primeira vez, então continuaremos muito céticos até que possamos testá-las em primeira mão.

O Duo 2 está executando o Android 11 no lançamento, embora o Duo original ainda esteja sobrecarregado com o Android 10 e a Microsoft não tenha indicado quando poderá obter a atualização para o 11. Dê uma olhada em nossas mãos com o Duo 2 aqui e fique ligado no nossa próxima revisão.

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.
SUGESTÕES PARA VOCÊ