▲
A Apple anunciou que o monitoramento de oxigênio no sangue voltará a estar disponível em alguns modelos do Apple Watch nos Estados Unidos por meio de uma atualização de software. Com essa mudança, a empresa reafirma seu compromisso de oferecer recursos de saúde e bem-estar, além de melhorar a experiência dos usuários com funções que dependem de dados precisos e confiáveis.
Como a Apple vai redesenhar o monitoramento de oxigênio no sangue
Segundo um comunicado oficial, a atualização de software chegará para alguns modelos do Apple Watch Series 9, Series 10 e Apple Watch Ultra 2, por meio de uma atualização do iPhone e do próprio relógio. Usuários nessas versões que, até então, não tinham acesso ao monitoramento de oxigênio no sangue poderão utilizar a nova versão do recurso, após atualizar seus dispositivos para o iOS 18.6.1 e watchOS 11.6.1.
Após a instalação, os dados do sensor de oxigênio no sangue serão medidos e processados no iPhone emparelhado, ao invés de serem processados localmente no relógio. Os resultados poderão ser visualizados na seção Respiratória do aplicativo Saúde, permitindo que os usuários acompanhem sua saúde de forma mais detalhada. Essa mudança foi possibilitada por uma recente decisão da alfândega dos Estados Unidos que libera a funcionalidade.
A Apple ressaltou que unidades do Apple Watch adquiridas anteriormente, que já possuíam o recurso de oxigênio no sangue, não serão afetadas por essa atualização. Além disso, os dispositivos adquiridos fora dos EUA também continuam com o recurso disponível. A companhia busca garantir uma abordagem segura e fundamentada em ciência para oferecer recursos de saúde, priorizando sempre a privacidade dos usuários.
Outros recursos de saúde e bem-estar disponíveis no Apple Watch
O Apple Watch Series 9, Series 10 e Ultra 2 oferecem uma variedade de funcionalidades, como notificações de ritmo irregular, o aplicativo de ECG, alertas de apneia do sono, detecção de quedas, monitoramento do sono, sensori de temperatura do pulso, além de aplicativos como Vitals, Ruído, Medicação e Mindfulness. Esses recursos têm o objetivo de ajudar os usuários a viver uma vida mais saudável, com mais informações sobre seus corpos.
O monitoramento de oxigênio no sangue, agora reativado na versão redesenhada, é um complemento importante nesses recursos, trazendo dados adicionais que podem contribuir para identificar possíveis problemas respiratórios ou cardiovasculares antes que os sintomas se agravem.
Para quem busca novidades na área de tecnologia de saúde, vale lembrar que vazamentos indicam que a Apple também trabalha em outras melhorias, como câmeras de segurança inteligentes para casa e até o lançamento de um robô humanoide com tela de 7 polegadas, que deve chegar em 2027, usando IA avançada para interação mais natural.
Via MacRumors