Motivos para atualizar do Windows 10 para 11 com instalação limpa

Entenda as vantagens da atualização do Windows 10 para o 11 com instalação limpa e como isso pode beneficiar seu sistema.
Atualizado há 1 mês
Atualizar para Windows 11
Atualizar para Windows 11
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Microsoft está incentivando cada vez mais os usuários a considerarem a migração para o Windows 11, apresentando um argumento convincente para a atualização para Windows 11: a segurança aprimorada. Apesar do Windows 10 ainda ser popular entre muitos usuários, com cerca de 60% de participação de mercado, a Microsoft tem implementado diversas estratégias para destacar os benefícios de seu sistema operacional mais recente, visando aumentar a adoção do Windows 11, que atualmente roda em 38% dos computadores.

Desde campanhas publicitárias que ressaltam as vantagens da mudança até a divulgação de informações que desmistificam crenças equivocadas sobre o sistema, a Microsoft tem se empenhado em persuadir os usuários. Agora, a empresa adicionou um novo incentivo, focando na segurança que o Windows 11 oferece, especialmente através do recurso de “Controle de Aplicativo Inteligente”.

A segurança como diferencial para atualizar para Windows 11

Em um artigo de suporte sobre segurança no Windows 10, a Microsoft listou várias maneiras de evitar softwares indesejados, classificados como aplicativos potencialmente indesejados (PUA). Recentemente, a empresa atualizou essa página para incluir o Windows 11 como uma forma de evitar esses aplicativos, destacando seu recurso de “Controle de Aplicativo Inteligente”.

Anteriormente, a página de suporte oferecia as seguintes recomendações para reduzir a chance de obter softwares indesejados:

  • Baixar aplicativos apenas de fontes confiáveis, como a Microsoft Store, e ser criterioso sobre quais aplicativos você instala.
  • Certificar-se de estar executando um produto antivírus atualizado regularmente, como o Microsoft Defender Antivirus, que está integrado em todas as versões modernas do Windows.
  • Usar um navegador moderno, como o novo Microsoft Edge. O Microsoft Edge usa o Microsoft Defender SmartScreen, que ajuda a bloquear aplicativos potencialmente indesejados.
  • Manter seu dispositivo atualizado com as atualizações mais recentes para Windows, seu navegador e seus aplicativos.

Agora, a versão atualizada da página inclui a seguinte informação:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

  • O Windows 11 inclui o “Controle de Aplicativo Inteligente”, que pode ajudar a proteger seu dispositivo contra aplicativos potencialmente indesejados.

O “Controle de Aplicativo Inteligente” utiliza a segurança baseada na nuvem para bloquear softwares não assinados (não confiáveis) e potencialmente maliciosos, além de PUAs. Embora o recurso tenha tido um início instável, ele melhorou com o tempo na sua capacidade de bloquear potenciais malwares. Para aqueles que buscam alternativas, é sempre bom saber como reativar o uBlock no Chrome.

Detalhes sobre o Smart App Control

Uma peculiaridade do “Controle de Aplicativo Inteligente” é que ele requer uma instalação limpa do Windows 11. Isso significa que uma atualização direta do Windows 10 para o 11 não habilitará o recurso; é necessário redefinir o sistema. Além disso, durante a configuração inicial do sistema operacional (OOBE), os dados de diagnóstico opcionais devem ser mantidos ativados. Para saber mais sobre a privacidade do sistema, veja se o Google analisa a possibilidade de widgets empilháveis no Android.

A Microsoft, ao integrar o “Controle de Aplicativo Inteligente” no Windows 11, oferece uma camada adicional de proteção contra ameaças digitais. Este recurso, que se destaca pela sua capacidade de identificar e bloquear softwares não confiáveis, representa um avanço significativo na segurança do sistema operacional. Para aqueles que se preocupam com a segurança dos dados, é sempre bom saber que a KLM adota AirTags para localizar bagagens extraviadas.

Ao exigir uma instalação limpa e a manutenção dos dados de diagnóstico opcionais, a Microsoft garante que o “Controle de Aplicativo Inteligente” funcione de forma otimizada, proporcionando uma experiência mais segura para o usuário. Essa abordagem, embora possa exigir um esforço inicial maior por parte do usuário, recompensa com uma proteção mais robusta e eficaz contra as ameaças digitais em constante evolução.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Via Neowin

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.