▲
- A Motorola lançou o Playlist Studio, uma ferramenta de IA para criar playlists personalizadas.
- Agora você pode gerar músicas baseadas em temas, diversificando suas playlists.
- A ferramenta promete surpreender com sugestões variadas, ajudando a quebrar a monotonia do Spotify.
- Funciona apenas com o Amazon Music, limitando seu uso para alguns usuários.
Com o Playlist Studio da Motorola, o jeito de descobrir músicas no Spotify pode estar prestes a mudar. Cansado do algoritmo repetitivo do Spotify? A Motorola pode ter apresentado a solução com uma ferramenta que usa inteligência artificial para criar playlists personalizadas. Vamos descobrir como essa novidade pode dar um novo fôlego à sua experiência musical.
O autor do artigo original expressa uma frustração comum entre muitos usuários do Spotify: a repetição das mesmas músicas sugeridas pelo algoritmo. Apesar de o Spotify conhecer bem seus gostos, essa previsibilidade pode se tornar entediante. Mas será que a solução da Motorola é realmente inovadora?
A novidade da Motorola: Playlist Studio
Quando as fabricantes de eletrônicos se aventuram no mundo da inteligência artificial, geralmente oferecem ferramentas para escrita, organização e criação de imagens. A Motorola seguiu essa tendência com o novo Razr, que possui recursos para anotações e um Image Studio.
Mas o destaque fica para o Playlist Studio da Motorola, que funciona como um gerador de imagens, só que para músicas. Você insere um tema e a IA cria uma playlist com cerca de dez músicas. Durante a apresentação do Razr 2025 series, a Motorola pediu uma playlist com o tema “Y2K pizza party jams“, e o resultado incluiu hits como “Crazy in Love” de Beyoncé e “Hot in Herre” de Nelly.
Como a IA da Motorola pode te surpreender
Uma das grandes vantagens do Playlist Studio da Motorola é que ele não possui um histórico prévio do seu gosto musical. O Spotify, por outro lado, já conhece suas preferências e pode acabar sugerindo músicas semelhantes às que você já ouve. Já pensou em começar sua jornada na computação espacial com este guia?
Leia também:
O Spotify lançou um recurso similar em versão beta no início de 2024, permitindo criar playlists com inteligência artificial. No entanto, o autor do artigo testou a ferramenta e obteve resultados previsíveis, com músicas que já faziam parte de suas playlists.
Ao pedir “músicas tristes que combinariam com uma floresta”, o Spotify sugeriu uma playlist quase idêntica à sua Moody Mix. A Playlist Studio da Motorola, por não ter essa base de dados prévia, pode surpreender com sugestões mais diversificadas.
O ponto fraco: a exclusividade com o Amazon Music
Apesar de todas as vantagens, o Playlist Studio da Motorola tem uma limitação importante: funciona apenas com o Amazon Music. O serviço de streaming da Amazon ainda não é tão popular quanto o Spotify e o Apple Music.
O autor do artigo possui uma assinatura premium do Amazon Music devido à sua assinatura Amazon Prime, mas raramente utiliza a plataforma. Isso significa que, para aproveitar o Playlist Studio da Motorola, ele teria que dar uma nova chance ao Amazon Music ou criar manualmente as playlists no Spotify.
A solução que ele encontrou foi criar as playlists manualmente no Spotify, para manter suas assinaturas de podcast e músicas favoritas em um só lugar. Para quem busca alternativas, vale a pena conferir também este comparativo entre Asus Zenbook A14 e Microsoft Surface Laptop 7.
A esperança de integração com outros serviços
Para que o Playlist Studio da Motorola se torne realmente popular, seria importante que a empresa abrisse a ferramenta para outros serviços de streaming. Assim como os novos Razrs são compatíveis com Copilot, Perplexity, Gemini e outros recursos de IA, a Motorola poderia permitir a exportação de playlists para Spotify e YouTube Music.
Se essa integração se tornar realidade, o autor do artigo afirma que não hesitará em compartilhar suas playlists criadas com a IA da Motorola. Afinal, quem não gosta de descobrir novas músicas e compartilhar seus gostos com os amigos?
Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.
Segunda: Via Android Authority