▲
- A MSI pode substituir os processadores Intel pelo AMD Ryzen AI Z2 Extreme no próximo console portátil Claw.
- Se você busca desempenho superior em jogos, essa mudança pode trazer um salto significativo no hardware.
- A adoção do Ryzen AI Z2 Extreme pode influenciar outras fabricantes a priorizar a AMD no segmento de consoles portáteis.
- Essa mudança também pode impactar a concorrência entre Intel e AMD no mercado de hardware para jogos.
A MSI planeja lançar uma nova versão do seu console portátil “Claw”, e tudo indica que ele virá equipado com o processador Ryzen AI Z2 Extreme da AMD. Essa mudança pode significar o fim da parceria da MSI com a Intel nesse segmento, priorizando um hardware que promete alta performance. Se confirmado, o novo console da MSI poderá trazer um grande salto de desempenho em relação à geração anterior, graças à nova linha de processadores da AMD.
A possível mudança para AMD e o futuro do MSI Claw
Apesar de alguns modelos de consoles portáteis terem adotado os processadores Lunar Lake “Core Ultra 200V” da Intel, o MSI Claw 8 AI+ se destacou por ser um dos primeiros a utilizar o “Core Ultra”. No entanto, rumores apontam que a MSI pode estar considerando mudar para a AMD em futuros lançamentos da linha Claw, adotando os processadores Ryzen Z2 e encerrando a exclusividade com a Intel.
Não é a primeira vez que surgem notícias sobre a MSI adotando APUs da AMD para seus consoles portáteis. Durante a CES 2025, já havia relatos de que a empresa estaria trabalhando em um dispositivo com os processadores Ryzen Z2. Ainda não se sabe se a MSI vai seguir o caminho de outras fabricantes, como a ASUS, e adotar exclusivamente os processadores da AMD, ou se oferecerá opções com chips da Intel e AMD. A segunda opção parece improvável, já que as integradoras costumam ter acordos de exclusividade com os fabricantes de CPU.
Detalhes do Ryzen AI Z2 Extreme e suas especificações
Os rumores indicam que a MSI deve usar o modelo topo de linha Ryzen AI Z2 Extreme, que teve suas especificações vazadas recentemente. Esse processador deve contar com uma NPU (Unidade de Processamento Neural) dedicada e configurações similares ao Ryzen Z2 Extreme, incluindo 8 núcleos e 16 threads, clock de boost máximo de 5.0 GHz e uma iGPU (Unidade de Processamento Gráfico Integrada) RDNA 3.5 de 16 núcleos. A expectativa é que o Ryzen AI Z2 Extreme supere o Intel Core Ultra 7 258V em jogos, o que pode ter influenciado a decisão da MSI de mudar de fornecedor, permitindo que o robô humanoide industrial com IA seja lançado otimizado para a manufatura.
Embora nada esteja confirmado, os rumores mostram que a AMD tem atraído a maioria das fabricantes no segmento de consoles portáteis, conquistando uma fatia de mercado significativa. Para mais informações, descubra onde assistir ao duelo emocionante do Brasileirão 2025 entre Palmeiras x Corinthians.
Leia também:
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.