Navegador Arc para Windows pode se tornar código aberto após baixa adesão

Navegador Arc, criado para revolucionar a experiência online, pode se tornar código aberto após falhar em conquistar usuários. Saiba mais.
Atualizado há 1 dia atrás
Navegador Arc para Windows pode se tornar código aberto após baixa adesão
Navegador Arc promete inovação, mas pode virar código aberto se não conquistar usuários. (Imagem/Reprodução: Tecnoblog)
Resumo da notícia
    • O navegador Arc para Windows, desenvolvido pela The Browser Company, pode se tornar código aberto devido à baixa adesão de usuários.
    • Se você busca navegadores inovadores, essa mudança pode abrir oportunidades para personalizações e melhorias pela comunidade.
    • A decisão reflete os desafios de introduzir interfaces muito diferentes no mercado, impactando futuros lançamentos de navegadores.
    • O projeto continuará recebendo atualizações, mas sem grandes novidades, enquanto a empresa foca em outro navegador com IA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O navegador Arc para Windows, criado pela The Browser Company, chegou prometendo uma experiência inovadora, mas pode não ter convencido muitos usuários. Há indícios de que o projeto pode se tornar um software de código aberto. Será que o browser é “diferentão” demais para o público?

Em dezembro de 2024, a The Browser Company lançou o Dia, outro navegador com recursos de inteligência artificial. Na época, parecia apenas uma aposta na onda da IA, mas agora pode ser uma substituição de projetos. Se confirmado, o Arc para Windows poderá ter seus dias contados.

O que deu errado com o Navegador Arc para Windows?

Assim como Edge, Chrome e outros, o Navegador Arc para Windows é baseado no Chromium. O diferencial da versão desktop está na interface, com uma barra lateral à esquerda para acessar abas e pastas, onde você agrupa páginas favoritas por temas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As abas são organizadas de cima para baixo, formando uma pilha. As páginas abertas podem ser visualizadas em vários modos, exibindo duas ou mais ao mesmo tempo. Essa abordagem incomum visava atrair usuários.

Em uma carta aberta sobre o projeto, Josh Miller, CEO da The Browser Company, admitiu que o Navegador Arc para Windows é “diferentão” demais. Segundo ele, muitas pessoas adoravam o Arc, mas para a maioria, era muito diferente, com muitas novidades e pouco retorno.

Leia também:

Além disso, o navegador apresenta instabilidades e já teve falhas de segurança. Por isso, Miller e sua equipe decidiram focar no Dia, que busca ser mais simples em usabilidade e avançado em IA. Se você gosta de personalizar seus dispositivos, confira também como a nova versão do Firefox permite usar papéis de parede personalizados.

O futuro do Arc

Josh Miller indicou que o Navegador Arc para Windows e o Dia têm propostas contrastantes, inviabilizando a união dos projetos. “Abordamos o Dia como uma oportunidade de corrigir o que tínhamos de errado com o Arc”, explicou.

Isso não significa que o Navegador Arc para Windows será abandonado. Miller planeja abrir o código-fonte do projeto no futuro. Essa é uma opção interessante, mas desafiadora.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O navegador foi desenvolvido no Arc Development Kit, uma solução interna que também serve de base para o Dia. Separar os projetos levará tempo, tornando o futuro do navegador incerto. Enquanto isso, o browser continuará sendo atualizado, mas sem grandes novidades. Se você busca alternativas, a Apple também já planejou oferecer internet via satélite para residências.

Primeira: Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.

Segunda: Via Tecnoblog

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.