Nintendo Switch 2 (Pro): Rumores, vazamentos e data de lançamento

Avatar de Redação
28/10/2020 às 12:30 | Atualizado há 4 anos
Concept image created by CURVED / labs

O Nintendo Switch é indiscutivelmente o melhor console da empresa de Kyoto, e está a caminho de se tornar o maior, com potencial para ultrapassar o Wii em vendas vitalícias. Ainda assim, nada é perfeito e ainda há muito espaço para melhorar no Switch original, e é por isso que estamos tão animados com os rumores de que o Switch 2 – ou talvez Switch Pro – está a caminho.

Embora possamos estar a algum tempo longe do anúncio e subsequente lançamento do Nintendo Switch 2, já há rumores online sobre um novo console em desenvolvimento, que um modelo Switch Pro ligeiramente atualizado deverá chegar em 2021 antes de uma sequência completa do Switch alguns anos a partir de agora.

Aqui, discutimos tudo o que há para saber sobre o Nintendo Switch 2, incluindo uma possível janela de data de lançamento, os últimos rumores e o que gostaríamos de ver no console da próxima geração.

Quando o Nintendo Switch 2 será lançado?

Rumores de Nintendo Switch 2 têm surgido persistentemente desde o primeiro lançamento do Switch original, o que torna difícil colocar muito estoque em qualquer um que promova datas específicas.

Os mais recentes vêm da Bloomberg e do Taiwan’s Economic Daily News, cada um dos quais afirma que um console Switch atualizado é devido em 2021. Vale a pena notar, porém, que eles não são muito consistentes – a Bloomberg afirma que a fabricação começará em 2021 para um lançamento posterior ano, enquanto a EDN sugere que a Nintendo estará construindo estoque no quarto trimestre de 2020, para um lançamento no início de 2021 – talvez para coincidir com a data de lançamento original de março do Switch padrão.

Ambos sugerem que o novo console será apoiado por um forte portfólio de novos jogos, o que de certa forma explica a leve ardósia de 2020 da empresa. Zelda: Breath of the Wild 2 parece um lançamento plausível, embora também vamos manter nossos dedos cruzados para Metroid Prime 4.

Isso ainda seria apenas quatro anos após o lançamento do Switch – não muito longo em termos de ciclos de console – adicionando à sensação de que esta será mais provavelmente uma versão aprimorada do Switch com os mesmos recursos básicos, assim como o Switch Lite era um alternativa de orçamento, em vez de um console ou linha de produtos totalmente novo.

O que há de novo no Switch Pro?

Boatos sólidos sobre os recursos específicos do Switch 2 / Pro são frustrantemente escassos. O relatório da Bloomberg citado acima afirma que a Nintendo “analisou a possibilidade de incluir mais poder de computação e gráficos de alta definição 4K”, mas não chega a sugerir que o console definitivamente incluirá ambos.

Da mesma forma, o relatório da EDN sugere que o novo Switch terá “melhor qualidade de imagem” – embora não necessariamente 4K – e intrigantemente afirma que também será “mais interativo”. (Ambas as citações via Google Translate).

Um relatório posterior da EDN afirma mais concretamente que a Nintendo está procurando adotar um painel Mini LED fornecido pelo fabricante taiwanês Innolux, que ajudaria a melhorar a qualidade de imagem e a vida útil da bateria – sem dúvida, ambas as prioridades para o Switch atualizado da Nintendo.

Um relatório mais recente da Bloomberg confirma as expectativas de gráficos de alta resolução, citando vários desenvolvedores de jogos terceirizados anônimos que afirmam que “a Nintendo pediu a eles que tornassem seus jogos prontos para 4K”.

Outros rumores são mais antigos. Os hackers do Switchbrew exploraram a atualização de firmware 5.0 que foi enviada para os consoles Nintendo Switch em março de 2018 e encontraram algo interessante; referências à tecnologia não incluídas no console atual.

No firmware 5.0, referências a um novo chip T214 (que, como o nome sugere, é uma pequena melhoria no chipset T210 atual) foram descobertas juntamente com referências a uma PCB (placa de circuito de impressão) atualizada e RAM atualizada, 8 GB acima do 4 GB atuais.

A Nintendo também está procurando designs de próxima geração. Conforme apurado pela Polygon, a Nintendo entrou com um pedido de patente interessante relacionada ao Joy-Con no Japão, e parece que vai lidar com um ponto de pressão do Switch atual. Esse ponto de pressão é o conforto por longos períodos no modo portátil, e os jogadores hardcore do Switch saberão do que estamos falando aqui.

A Nintendo parece estar ciente do problema e procura consertá-lo com Joy-Cons flexíveis e atualizados. Como pode ser visto na imagem abaixo da patente, o novo terço superior de cada Joy-Con pode dobrar, o que deve melhorar a ergonomia durante longos períodos de jogo. Claro, isso não é uma confirmação de que esses Joy-Cons atualizados chegarão ao mercado, mas é bom ver a Nintendo trabalhando ativamente em melhorias.

Nintendo Switch 2 (Pro): Rumores, vazamentos e data de lançamento 4

O que queremos ver do Nintendo Switch 2

Pode não haver muita informação online sobre o Nintendo Switch 2, mas isso não nos impediu de pensar sobre o que gostaríamos de ver no console de última geração. Depois de alguns anos com o console de primeira geração, aqui estão as maiores mudanças que gostaríamos de ver no Nintendo Switch 2.

Tela de resolução mais alta

Uma das maiores desvantagens do Nintendo Switch é a tela 720p; claro, o console pode produzir em full HD 1080p quando conectado a uma TV, mas em uma época em que havia smartphones 4K no mercado, certamente a Nintendo poderia ter aumentado para pelo menos 1080p?

Adoraríamos que o Nintendo Switch 2 viesse com uma tela 1080p e saída de TV 4K para realmente mostrar como jogos Switch incríveis como Zelda: BotW e Super Mario Odyssey se parecem ao jogar em movimento – um dos destaques do portátil console.

Então, novamente, há um equilíbrio entre a vida útil da bateria e a qualidade da tela, o que nos leva ao próximo ponto …

Melhor duração da bateria

A duração da bateria do Nintendo Switch não é ruim de forma alguma, especialmente quando comparada a laptops para jogos, mas sempre poderia ser melhor. Há uma infinidade de grandes bancos de energia do Nintendo Switch e acessórios úteis que estenderão a vida útil da bateria do console, mas isso tem um custo; eles são pesados ​​e volumosos e, se não forem fixados diretamente no console, é outro acessório para carregar.

2019 trouxe uma versão ligeiramente atualizada do Switch com pequenas melhorias na duração da bateria, mas gostaríamos de ver algo mais substancial no Switch Pro. Estamos sendo gananciosos ao pedir 10 horas de jogo com uma única carga? Nós não pensamos assim.

Ah, e adoraríamos ver a introdução da tecnologia de carga rápida para acelerar o tempo de recarga e permitir que jogadores esquecidos dêem uma recarga rápida do console antes de sair.

Maior armazenamento no dispositivo

O Nintendo Switch vem com 4 GB de armazenamento embutido, expansível via cartão microSD. Isso é o suficiente para um ou talvez dois jogos Switch de uma vez, e está longe das capacidades de 500 GB e 1 TB oferecidas pelo PS4 e Xbox One.

Adoraríamos ver mais armazenamento disponível no Switch 2 – talvez não tanto quanto 1 TB, mas 128 ou mesmo 256 GB não é irracional. Isso permitiria aos jogadores armazenar uma grande biblioteca de jogos sem ter que investir em um cartão microSD, que é essencialmente necessário com o Switch de primeira geração.

Com os preços de armazenamento caindo a cada dia, não vemos isso como uma grande demanda, especialmente quando o console for lançado em alguns anos.

Especificações aprimoradas

Além de um armazenamento maior, gostaríamos de ver uma grande melhoria em termos de produção gráfica. A principal desvantagem do Nintendo Switch é que não é poderoso o suficiente para lidar com alguns dos maiores e melhores jogos disponíveis – e aqueles que chegam ao console geralmente aparecem mais tarde do que em outras plataformas. Imaginamos isso em parte devido ao tempo que leva para otimizar adequadamente o jogo para o console de potência relativamente baixa.

O Switch é alimentado pelo Nvidia Tegra X1 de 5 anos de idade, e o processamento móvel já percorreu um longo caminho desde que o chip foi desenvolvido. Já era hora da Nintendo colocar um silício mais potente no Switch Pro.

Um aumento no poder gráfico traria mais jogos de ponta para o console, aceleraria os lançamentos de Switch e geralmente faria os jogos parecerem melhores, tornando-os mais atraentes para um público maior. Quem não quer isso?

Suporte para fone de ouvido Bluetooth

Este é apenas um pedido de qualidade de vida, mas importante: suporte Bluetooth. Os telefones raramente vêm com conectores de fone de ouvido, levando mais e mais pessoas em direção a fones de ouvido sem fio … que não podemos usar com nosso switch a menos que compremos um adaptador de terceiros.

O Switch já inclui tecnologia Bluetooth para o Joy-Con, a Nintendo só precisa deixar o console usá-lo para áudio também.

Fonte

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Redação
Os artigos assinados por nossa Redação, são artigos colaborativos entre redatores, colaboradores e/por nossa inteligência artificial (IA).
SUGESTÕES PARA VOCÊ