A linha do iPhone 12 é oficial, e é uma mudança dramática em relação ao iPhone 11. Ostentando um design semelhante ao do iPad Pro e do iPad Air, que lembra o antigo iPhone 4, há muito o que gostar na linha de smartphones mais recente da Apple. Existe até um modelo inteiramente novo, apelidado de iPhone 12 Mini, e ao contrário do ano passado, existem diferenças entre o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max.
Há muito para desempacotar no evento ao vivo da Apple, mas não se preocupe, pois temos tudo explicado aqui. Aqui está tudo o que você precisa saber sobre a linha do iPhone 12, incluindo data de lançamento, preços e todos os detalhes sobre a coleção de smartphones mais recente da Apple.
Quando o iPhone 12 será lançado?
O iPhone 12 e o iPhone 12 Pro estão programados para pré-encomenda nesta sexta-feira, 16 de outubro, e serão lançados em 23 de outubro. Aqueles que desejam adquirir o menor iPhone 12 Mini ou iPhone 12 Pro Max terão que esperar um pouco mais, com as pré-encomendas definidas para ir ao ar em 6 de novembro e remessa uma semana depois, em 13 de novembro.
Quanto custa o iPhone 12?
Embora tenha havido relatórios conflitantes antes do lançamento – alguns sugerindo que seria mais caro, enquanto outros alegaram que seria mais barato – a Apple confirmou que a linha do iPhone 12 está configurada para custar o mesmo que a linha do iPhone 11 (com exceção do o Mini, é claro, sem contrapartida do iPhone 11 para comparação).
Com isso em mente, o iPhone 12 Mini começa em £ 699 / $ 699, enquanto o preço sobe para £ 799 / $ 799 para o iPhone padrão 12. Se você deseja o desempenho de nível profissional dos modelos de ponta, você estará pagando £ 999 / $ 999 pelo iPhone 12 Pro e £ 1.099 / $ 1.099 pelo iPhone 12 Pro Max de última geração.
Leia também:
Você poderá pré-encomendar o iPhone 12 via maçã em si, junto com operadoras incluindo EE e Vodafone no Reino Unido. Para ver como ele se compara ao resto da linha do iPhone, dê uma olhada no melhor iPhone.
O que há de novo no iPhone 12?
O iPhone 12 representa um grande passo em frente na evolução do iPhone, e há algumas grandes mudanças não apenas no design, mas diferenças entre os vários modelos.
iPhone 12 e iPhone 12 Mini
Vamos começar com o iPhone 12 e o novo iPhone 12 Pro Mini. A primeira coisa que você notará é o redesenho, trazendo o iPhone 12 mais alinhado com o do iPad Pro e do iPad Air, completo com um design mais angular que lembra o iPhone 4. Mais importante, o mais recente iPhone da Apple apresenta bordas planas e suaves e um acabamento nivelado na frente e na traseira – embora ainda haja uma saliência da câmera, então ela não ficará completamente plana em uma mesa de centro. É um design arrumado, e provavelmente um que se sinta confortável na mão, mas teremos que esperar até colocarmos as mãos nele para ter certeza.
O redesenho também permitiu que a Apple aumentasse as dimensões da tela sem causar impacto em sua pegada geral. Isso significa que o iPhone 12 saltou de 5,8 polegadas para 6,1 polegadas com alterações mínimas em suas dimensões e, apesar do iPhone 12 Mini com uma tela de 5,4 polegadas, é um formato semelhante ao do iPhone 8 de 4,7 polegadas da Apple.
Também há melhorias na tecnologia de exibição em oferta. O iPhone 12 e 12 Mini exibem a nova tela OLED Super Retina XDR da Apple, trazendo melhorias perceptíveis em termos de relação de contraste, faixa dinâmica e precisão de cor em comparação com o iPhone 11. A capacidade de controlar a tela pixel a pixel permite para maior eficiência de energia também, especialmente com o modo escuro do iOS 14 habilitado. Tecnologia aprimorada à parte, a tela do iPhone 12 e 12 Mini é 2x mais detalhada do que a tela do iPhone 11, com 460ppi aprimorados.
A tela e o vidro traseiro são protegidos pelo novo Ceramic Shield da Apple, criado em parceria com os criadores da Gorilla Glass, Corning. A Apple descreve a proteção como de ponta, alegando que o vidro na parte frontal e traseira do iPhone 12 é mais resistente do que qualquer vidro de smartphone no mercado, com uma melhoria de 4x na durabilidade em comparação com seu antecessor, embora a forma como você quantifica a durabilidade seja questionável .
É uma afirmação interessante, e se a Apple for bem-sucedida, será uma mudança – especialmente para aqueles que sempre parecem quebrar seus iPhones.
Um dos destaques para muitos será o 5G, com toda a linha do iPhone 12 oferecendo 5G com suporte para mmWave nos EUA. Crucialmente, a Apple afirma que o iPhone 12 pode utilizar mais bandas 5G do que qualquer outro smartphone no momento, trabalhando com mais de 100 operadoras ao redor do mundo para garantir que a conectividade 5G funcione o melhor possível para o maior número de pessoas possível.
O que é um 5G super-rápido sem uma CPU super-rápida para acompanhar? O chipset A14 Bionic da Apple, revelado pela primeira vez como parte do iPad Air no mês passado, está definido para chegar à linha do iPhone 12. É o primeiro chipset móvel a rodar no processo de fabricação de 5 nm, oferecendo grandes melhorias não apenas no desempenho, mas também na eficiência de energia. A Apple afirma uma melhoria geral de 40% em comparação com o já impressionante A13 Bionic do ano passado. Ele vai um passo além, alegando que a CPU de 6 núcleos e a GPU de 4 núcleos são 50% mais rápidas do que os chipsets concorrentes, mas sem nomear chipsets ou smartphones específicos. A Apple está acima de tudo isso agora – pelo menos aparentemente.
Também há melhorias no sistema de câmera dupla no iPhone 12 e 12 Mini. Na parte traseira, você encontrará uma nova câmera panorâmica 12MP principal com uma abertura f / 1.6 aprimorada ao lado do mesmo ultra-amplo 12MP com abertura f / 2.4 do iPhone 11 do ano passado. O snapper principal apresenta uma nova lente de 7 elementos para um Melhoria de 27% no desempenho Night More, e a Apple expandiu os recursos do Night Mode para todas as câmeras desta vez – incluindo a câmera selfie – e ainda introduziu um novo modo de vídeo Night Mode Time Lapse.
Uma das adições mais bacanas ao iPhone 12 tem que ser MagSafe para iPhone, carregamento sem fio de 15 W com ímãs embutidos. Um dos recursos mais adorados dos MacBooks mais antigos, o MagSafe para iPhone permite aos usuários não apenas encaixar um carregador do estilo Apple Watch na parte traseira do smartphone, mas também abre uma série de novos acessórios.
A Apple está trabalhando em um monte, incluindo uma pequena carteira, capas que se encaixam no lugar e novos carregadores sem fio, mas fabricantes terceirizados como a Belkin também estão trabalhando duro para criar acessórios. Sem a necessidade de prender um ímã na parte de trás do seu iPhone ou trocar de capa para usar acessórios diferentes, sem dúvida o iPhone 12 será um kit versátil.
iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max
Ao contrário do ano passado, o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max são um pouco diferentes desta vez. Vamos tirar as semelhanças do caminho antes de nos aprofundarmos no que as torna diferentes.
Ambos apresentam o mesmo design que o resto da linha do iPhone 12, mas com uma pulseira de aço inoxidável de grau cirúrgico de alta qualidade com acabamento espelhado. Há também uma nova opção de cor Pacific Blue para ir junto com as opções padrão Silver, Graphite e Gold, com o último sendo mais brilhante e mais atraente do que os iPhones Gold anteriores, graças a um novo processo de fabricação.
Graças ao design aprimorado, a Apple aumentou o tamanho da tela do iPhone 12 Pro e 12 Pro Max, passando de 5,8 pol. Para 6,1 pol. E 6,5 pol. Para 6,7 pol. Respectivamente, sem uma alteração perceptível nas dimensões gerais, e utiliza o mesmo Tela Super Retina XDR como o resto da linha do iPhone 12, embora com resolução aprimorada de 2778 x 1284 e densidade de pixels de 458ppi.
O iPhone 12 Pro e o 12 Pro Max também apresentam o mesmo chipset A14 Bionic, conectividade 5G e suporte MagSafe que o resto da linha do iPhone 12. Então, o que faz o iPhone 12 Pro e o iPhone 12 Pro Max valerem o dinheiro extra?
Parece que o iPhone 12 Pro e o Pro Max podem aproveitar o desempenho aprimorado do A14 Bionic para oferecer suporte a Deep Fusion, aprimorando imagens pixel a pixel em todas as 4 câmeras da linha iPhone 12 Pro, incluindo a câmera frontal.
Falando em câmeras, é uma área em que até o iPhone 12 Pro e o 12 Pro Max são diferentes. O iPhone 12 Pro padrão possui um novo sensor principal de 12Mp com abertura de f / 1.6 aprimorada para 27% mais luz ao lado de uma lente ultralarga de 12Mp e teleobjetiva de 12Mp. Isso é ótimo, mas é sem dúvida semelhante ao iPhone 11 Pro.
As adições mais interessantes chegam ao iPhone 12 Pro Max. Junto com o sensor ultra amplo de 12Mp aprimorado, há uma nova teleobjetiva 12Mp com zoom 2.5x aprimorado, comparável a uma lente DSLR de 65 mm, mas é o sensor principal de 12Mp que é mais emocionante.
Ele possui um sensor 47% maior do que seu antecessor e possui 1,7 micron pixels para uma melhoria de 87% no desempenho em baixa luminosidade. O novo OIS usa uma abordagem DSLR-esque chamada Sensor Shifting, movendo o sensor da câmera em vez da lente para trazer melhorias perceptíveis para a estabilização de imagem, tanto de alta quanto de baixa frequência, em todas as lentes traseiras do iPhone 12 Pro Max.
Há também um novo scanner LiDAR na parte traseira do 12 Pro Max, oferecendo recursos aprimorados de foco automático ao gravar vídeo e tirar fotos, junto com medições mais precisas no aplicativo Measure e melhor posicionamento de objetos AR em aplicativos AR.
Ele também pode gravar em HDR de 10 bits com suporte para Dolby Vision, em 4K e 60fps, e edições específicas do Dolby Vision podem ser feitas por meio do aplicativo Fotos. Também há o Apple ProRAW chegando no final deste ano, combinando a flexibilidade do formato de arquivo de imagem RAW com a fotografia computacional da Apple para capturar imagens incríveis totalmente editáveis por meio do aplicativo Photos no iPhone. Isso está chegando aos dois modelos do iPhone 12 Pro – não apenas à variante Pro Max.
Seja qual for o iPhone que você escolher, está claro que o iPhone 12 será extremamente popular.