Nova CNH digital passa a ser aceita em todo Brasil

Entrando em vigor na última quarta feira, a nova CNH possui leves diferenças no documento físico e digital
Avatar de Nalbert Gomes
02/06/2022 às 10:53 | Atualizado há 2 anos
Nova CNH digital passa a ser aceita em todo Brasil 1
A nova CNH pode até ter umas mudanças leves, mas serão essenciais quando forem solicitadas. A boa notícia, é que por enquanto não existe obrigatoriedade para que troquem de documento.

O que muda na nova CNH?

Mudanças da nova CNH são bem leves mas importantes
Mudanças da nova CNH são bem leves mas importantes (Imagem: Divulgação/Contran)
A nova CNH que entrou em vigor na última quarta (1), possui mudanças para a nova versão física e a que o usuário pode acessar pelo aplicativo. As principais mudanças do documento que se destaca, são as gráficas e visuais e têm a intenção de dificultar a falsificação e atender aos requisitos internacionais de identificação. O documento vai passar a usar tinta fluorescente que fará com que o documento impresso brilhe no escuro e tenha partes visíveis apenas com o uso de luz ultravioleta. O esquema de cores agora é verde-amarelo, diferente do verde escuro encontrado na antiga CNH. A assinatura na nova versão agora está localizada abaixo da foto do condutor habilitado, e não mais depois da dobra do documento. A identificação do condutor agora pode ser por meio do nome social e a nova CNH também permite a inserção da filiação afetiva do condutor, caso ele deseje colocá-la. Outra diferença da nova CNH é que o documento terá uma tabela com desenhos dos veículos que o motorista estará habilitado a conduzir, dependendo do tipo de licença que ele tem. O QR Code, que foi inserido no documento em 2017, continua a valer, mas houve a adição das letras P e D, para indicar se a autorização para dirigir é provisória ou definitiva. Por fim, a nova CNH também tem como inovação a presença do código MRZ, o mesmo usado em passaportes, e que permite o embarque em terminais de autoatendimento. Mesmo já sendo esclarecido, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a mudança da nova CNH, se ela será obrigatória em algum processo, ou se é possível receber alguma multa devido a alguma falta no documento. Vamos ver mais sobre essa dúvida com algumas informações abaixo.

É obrigatório mudar para a nova CNH?

Como já dito, não é necessário se preocupar em trocar a sua antiga CNH pela nova. A obrigatoriedade se aplicará somente aos condutores que precisarem renovar a CNH ou tirar a 1ª habilitação a partir desta quarta-feira, 1º de junho de 2022. Todo mundo que estiver com a carteira de habilitação válida pode fazer a troca apenas quando a data da atual expirar. É importante lembrar que, apesar das diversas mudanças no documento, os prazos de validade seguem os mesmos: dez anos para condutores com idade inferior a 50 anos, cinco anos para quem tiver entre 50 e 69 anos, e três anos para motoristas com 70 anos ou mais. Caso você não se lembre como baixar a CNH no seu celular, instale o aplicativo no Android e iOS. E siga os passos abaixo:
  1. Acesse o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito e clique no botão entrar com o gov.br
    O documento também é válido no app
    O documento também é válido no app (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  2. Informe seu CPF e senha cadastrada. Ao entrar, selecione a opção Habilitação do menu.
    A opção está facilmente localizada no aplicativo
    A opção está facilmente localizada no aplicativo (Imagem: Nalbert/Tekimobile)
  3. Informe o número de registro da CNH e o código de segurança da CNH. Caso queira visualizá-los no aplicativo, clique no ícone ? ao lado do campo de preenchimento.
  4. Clique no botão Baixar sua CNH e cadastre sua chave de acesso, que será usada para visualizar todos os seus documentos.
  5. O aplicativo dará a possibilidade de fazer o acesso pela leitura biométrica. Nesse caso, você deve seguir as instruções do dispositivo para cadastrar as digitais. Caso não queira, clique em não.
  6. Sua CNH digital e QR code estarão disponíveis para visualização até mesmo offline.
Com esses passos você poderá acessar sua CNH e ela será válida quando for solicitado. Como já dito anteriormente é provável que o seu documento no celular já seja a nova CNH. Agora diga para nós, você conseguiu seguir os passos que vimos? Teve alguma dúvida ou dificuldade em alguma parte? Diga para nós nos comentários abaixo.
Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de Nalbert Gomes
Gosto muito quando o assunto é tecnologia, acompanho de perto sempre me atualizando, me dedicando ao Tekimobile ao desenvoler noticias exatas, no tempo correto.
SUGESTÕES PARA VOCÊ