No início deste mês, um número limitado de usuários começou a ver um novo recurso ‘Web Capture’ no Edge Canary. Como o nome sugere, o recurso permite aos usuários capturar uma imagem de uma página da web no navegador e copiar a imagem para uma área de transferência ou salvá-la. Ele imita parcialmente a capacidade que estava presente no Edge legado que permitia aos usuários capturar e fazer anotações na web.
Hoje, a Microsoft tem oficializou o recurso conforme segue para as compilações dos canais Canary e Dev. A ferramenta fica no menu Configurações acessado a partir do ícone de reticências (…) no canto superior direito e também pode ser fixada na barra de ferramentas. Selecionar o ícone muda automaticamente a tela para o modo de captura, onde os usuários podem facilmente arrastar para escolher exatamente o que desejam capturar.
Curiosamente, o recurso também suporta captura de rolagem. Os usuários podem arrastar a ferramenta de seleção para a parte inferior da página da web, o que faz com que a página role, permitindo capturar mais do que apenas a visualização atual do site. A ferramenta também pode ser acessada usando o atalho de teclado Ctrl + Shift + S.
A gigante de Redmond diz que está trabalhando para adicionar mais recursos, como a capacidade de pintar as imagens, destacar seções, capturar toda a página da web e até mesmo fazer anotações ao rolar as imagens. Por enquanto, porém, as únicas duas opções disponíveis na ferramenta de seleção incluem os comandos ‘Copiar’ e ‘Visualizar’. A tela de visualização também oferece opções para salvar, compartilhar ou copiar a imagem.
- Microsoft Edge vs Chrome: 10 motivos que mostram que o Edge é melhor
- Qual melhor alternativa ao Safari no Mac
- Microsoft finalmente lança o Edge Chromium para Linux
Embora a empresa não tenha mencionado nenhum número de build específico necessário para habilitar o recurso, os usuários do Edge Dev e Canary devem começar a vê-lo nos builds atuais. A adição desta ferramenta e os próximos recursos serão uma adição bem-vinda para aqueles que aproveitaram esse recurso no legado do Edge e para aqueles que dependem de fazer anotações rápidas em páginas da web.