Novas tarifas de importação podem afetar preços do streaming e jogos no Brasil

Entenda como as novas tarifas de importação podem aumentar os preços do streaming e jogos no Brasil. Veja os possíveis impactos no seu bolso.
Atualizado há 6 dias
Novas tarifas de importação podem afetar preços do streaming e jogos no Brasil
Novas tarifas de importação podem encarecer streaming e jogos no Brasil. Fique atento!. (Imagem/Reprodução: Tecmundo)
Resumo da notícia
    • As tarifas de importação anunciadas por Donald Trump podem aumentar os custos de produção de conteúdo e jogos.
    • Você pode enfrentar preços mais altos em assinaturas de streaming e compra de jogos.
    • O aumento nos preços pode reduzir o acesso a entretenimento digital para muitos consumidores.
    • Empresas como Netflix e Nintendo avaliam como lidar com os desafios econômicos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As tarifas de importação anunciadas por Donald Trump, ex-presidente dos Estados Unidos, geraram um efeito cascata na economia global. Implementadas em abril, as medidas impactaram negativamente diversas bolsas de valores e empresas, como a Apple. Com o aumento dos custos de produção, muitas companhias preveem repassar esses valores aos consumidores, afetando diretamente o bolso do público. Mas, afinal, qual o impacto no streaming e em outras áreas do entretenimento?

Enquanto o setor de games pode se tornar ainda mais caro, o impacto total nas demais áreas do entretenimento ainda é incerto. No entanto, há indícios de que plataformas de streaming, como a Netflix, podem sofrer consequências negativas com as decisões políticas. Entenda melhor como isso pode acontecer.

Taxas de importação e o mundo dos games

O “tarifaço” de Trump já causou um grande impacto no mercado global. As empresas temem que o aumento dos custos de produção seja inevitável e que isso recaia sobre o consumidor final. Para quem curte jogos, a perspectiva não é nada animadora. Com o aumento das tarifas, consoles e jogos podem ficar ainda mais caros, dificultando o acesso a esse tipo de entretenimento.

Além disso, a indústria de jogos está sempre se reinventando. A Nintendo, por exemplo, está sempre buscando inovar em seus consoles. Novas tecnologias e jogos mais modernos geralmente exigem um investimento maior, e as tarifas de importação podem agravar ainda mais essa situação, afetando diretamente o consumidor.

Streaming sob ameaça?

Embora o impacto nas plataformas de streaming não seja tão direto quanto no mercado de jogos, existem motivos para acreditar que serviços como a Netflix também podem ser afetados. As tarifas podem influenciar os custos de produção de conteúdo, especialmente para empresas que dependem de equipamentos e tecnologia importados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Leia também:

Se os custos de produção aumentarem, as plataformas de streaming podem ser forçadas a repassar esses valores para os assinantes, resultando em um possível aumento nos preços das assinaturas. Além disso, a instabilidade econômica causada pelas tarifas pode reduzir o poder de compra dos consumidores, impactando a demanda por serviços de entretenimento.

O futuro do entretenimento digital

As tarifas de importação de Trump geraram incertezas em diversos setores, e o mundo do entretenimento não está imune a esses impactos. Enquanto o mercado de games se prepara para possíveis aumentos de preços, as plataformas de streaming avaliam como lidar com os desafios que se apresentam.

Para quem acompanha as novidades da tecnologia, é interessante notar como diferentes empresas estão buscando inovar. A chinesa Jovi, por exemplo, está chegando ao Brasil com produção local. A série O Eternauta também estreará na Netflix em breve. Resta agora acompanhar de perto os próximos capítulos dessa história e como o consumidor será afetado no final das contas.

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

Via TecMundo

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.