▲
O Google Drive está ganhando uma nova ferramenta que vai facilitar a navegação nos seus vídeos. Agora, ao passar o cursor sobre a barra de progresso, você poderá visualizá-las prévias em miniatura. Essa novidade promete ajudar na busca por cenas específicas sem precisar arrastar a barra à toa, até porque ainda é uma novidade em fase de rollout.
Vídeos no Google Drive ganham miniaturas na barra de progresso
Recentemente, o Google anunciou a implementação de thumbnail previews nas barras de progresso dos vídeos em sua plataforma no web. Essa funcionalidade já começou a chegar aos usuários, mas atualmente funciona apenas em vídeos recém-carregados. Para navegar de forma mais assertiva, basta passar o mouse sobre a linha do tempo, que surgirão as cenas em miniatura, facilitando a localização do trecho desejado.
Na prática, essa mudança deve melhorar bastante a experiência de quem costuma assistir a vídeos armazenados no Google Drive. Não precisar mais ficar tentando adivinhar os locais de interesse, arrastando a barra de forma aleatória, é uma inovação simples, mas que pode economizar tempo. O recurso foi divulgado em post oficial do Workspace Updates.
Como funciona a novidade e quem terá acesso
O novo recurso será disponibilizado progressivamente, iniciando pelos domínios que usam a estratégia de Rapid Release. A partir de hoje, esses usuários já podem experimentar as miniaturas ao passar o cursor na linha do tempo do vídeo. A previsão é que, a partir de 20 de agosto, esse rollout seja ampliado para todos os usuários do Google Drive.
Por enquanto, a funcionalidade só funciona em vídeos que estejam em upload recente. Ou seja, vídeos já existentes na sua conta podem não ter essa visualização até que sejam carregados novamente ou atualizados. Essa limitação deve ser temporária, enquanto a Amazon ajusta o sistema para todos os vídeos.
Detalhes técnicos e expectativas futuras
Os usuários vão perceber que, ao passar o mouse sobre a linha de progresso, aparecem miniaturas em um formato de cena por cena. Essas imagens, que indicam os diferentes momentos do vídeo, foram projetadas para facilitar a navegação e diminuir a fadiga de tentar encontrar uma cena específica sem pistas visuais.
Vale destacar que, por enquanto, essa novidade não é compatível com vídeos antigos ou já carregados anteriormente. Assim como se pode conferir em outros serviços que oferecem pré-visualizações, a expectativa é de que, num futuro próximo, essa funcionalidade também seja estendida para vídeos mais antigos, além de ampliar sua compatibilidade para vídeos em outros formatos.
Para quem precisa gerenciar vídeos de forma eficiente, essa novidade pode ajudar bastante na organização. Além disso, ela reforça o compromisso do Google Drive em oferecer uma experiência mais interativa e intuitiva aos usuários, que podem acessar seus vídeos de maneira mais rápida e prática.