▲
- A Apple anunciou que o iOS 26 permitirá assistir vídeos no CarPlay enquanto o veículo estiver estacionado.
- Usuários poderão transmitir vídeos via AirPlay, proporcionando mais entretenimento em veículos compatíveis.
- A funcionalidade reforça a integração entre smartphones e automóveis, aumentando o valor dos recursos de entretenimento wireless.
- A implementação será gradual, dependendo da compatibilidade de modelos e montadoras.
A Apple anunciou que, com a próxima atualização do iOS 26, usuários de iPhone poderão assistir vídeos na tela do CarPlay em veículos compatíveis. Essa novidade marca um grande avanço no funcionamento do recurso, embora a empresa não tenha divulgado muitos detalhes durante seu evento WWDC 2025. A funcionalidade permitirá streaming de vídeos via AirPlay, mas com importantes restrições por motivos de segurança.
Vídeos no CarPlay: como funcionará essa novidade
De acordo com a Apple, os usuários poderão transmitir vídeos do iPhone para a tela do carro usando a tecnologia AirPlay, sem fio. Essa novidade será especialmente útil em veículos elétricos, onde o entretenimento a bordo pode ser mais apreciado enquanto o carro está estacionado. A Apple reforça que a reprodução de vídeos só será possível com o veículo parado, evitando distrações ao volante. Para garantir essa segurança, o iPhone será capaz de detectar se o carro está em movimento e interromper a transmissão automaticamente.
Segundo a própria Apple, os fabricantes de automóveis precisarão habilitar o suporte a essa nova funcionalidade no sistema de Infotainment com suporte a AirPlay para vídeos. Como a adoção envolverá suporte de hardware e software, a sua implementação pode levar algum tempo. A funcionalidade deverá estar disponível tanto na versão padrão do CarPlay quanto na exclusiva versão CarPlay Ultra, mas ainda não se sabe se veículos atuais receberão o suporte por meio de atualizações ou se será restrito a veículos novos.
No site de desenvolvedores da Apple, há uma descrição que explica: “Video in the car”. Ela indica que o AirPlay possibilitará aos usuários assistir seus vídeos favoritos, incluindo opções como Netflix, Hulu, YouTube e Twitch, mesmo enquanto estão estacionados. Essa funcionalidade será especialmente vantajosa em carros elétricos, permitindo entretenimento para os ocupantes durante o carregamento, algo semelhante ao que já fazem veículos como a Tesla, que oferece o app Theater com esses apps acessados na Tela do veículo.
Leia também:
Detalhes adicionais ou imagens sobre o AirPlay no CarPlay ainda não foram divulgados pela Apple, e a disponibilidade pode variar conforme as regulações de trânsito de cada país. Para quem acompanhou os rumores, há evidências de que a modificação não é algo simples, pois anteriormente existiam métodos não oficiais, por exemplo, através de ajustes feitos com jailbreak ou TestFlight. Agora, essa funcionalidade será disponibilizada oficialmente pela Apple, marcando um avanço na personalização e no entretenimento a bordo de veículos compatíveis.
veja também detalhes do projeto de suporte da Apple a vídeos no CarPlay na página de MacRumors.
Perspectivas para o mercado de veículos eletrificados
A chegada dessa atualização traz um impacto importante dentro do segmento de carros elétricos, que muitas vezes oferecem recursos de entretenimento nativos. Veículos como Tesla contam com um sistema de entretenimento robusto, incluindo o app Theater, que reproduz vídeos de plataformas como Netflix e YouTube enquanto estacionados. Para as marcas que adotarem o suporte ao AirPlay do iPhone, essa função poderá ampliar o uso de recursos já existentes, proporcionando mais valor para os proprietários dessas tecnologias.
Apesar de ainda não ser claro se os veículos atuais receberão essa funcionalidade por atualização, a expectativa é que o suporte ao AirPlay nos veículos que suportam CarPlay possa estimular um aumento na adoção de recursos de entretenimento wireless. Essa inovação também reforça a tendência de integração cada vez maior entre smartphones e automóveis, mantendo o foco em segurança e comodidade.
Além disso, o desenvolvimento espera que essa função tenha uma implementação gradual, dado que a compatibilidade com diferentes modelos e montadoras deve acompanhar a evolução da plataforma. Consumidores e fabricantes aguardam ansiosamente a disponibilidade, visto que o suporte a vídeos no CarPlay aumenta o potencial de conectividade e diversão em viagens longas ou paradas estratégicas.
Para acompanhar as novidades, fica a dica de conferir mais detalhes sobre o futuro da tecnologia de automóveis no site da GizChina.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.