Novidades no iPad Pro M5 podem incluir câmeras frontais em posições diferentes

Rumores indicam que o iPad Pro M5 terá duas câmeras frontais, uma em cada borda, para maior flexibilidade no uso. Veja o que esperar.
Atualizado há 9 horas atrás
Novidades no iPad Pro M5 podem incluir câmeras frontais em posições diferentes
iPad Pro M5 pode ter duas câmeras frontais para maior flexibilidade no uso. (Imagem/Reprodução: Androidauthority)
Resumo da notícia
    • O próximo iPad Pro M5 deve incluir duas câmeras frontais em posições diferentes do aparelho.
    • Você poderá usar o iPad em diferentes orientações com maior facilidade para chamadas e selfies.
    • Essa mudança traz benefícios para quem usa o tablet para trabalho, estudos ou lazer.
    • Inovações semelhantes podem ser adotadas por tablets Android no futuro próximo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o ano de grandes lançamentos de tecnologia se aproxima do fim, ainda temos algumas novidades aguardadas nos próximos meses. O Google deve apresentar a série Pixel 10 em agosto, e a Apple, por sua vez, deve lançar a série iPhone 17 em setembro. Mas, parece que a empresa tem algo interessante guardado também para os novos iPads Pro, que podem chegar em outubro.

A Evolução da Câmera Frontal no iPad Pro M5

Um dos detalhes mais comentados é a possível inclusão de duas câmeras frontais no próximo iPad Pro M5. Essa informação, divulgada por Mark Gurman, aponta para uma mudança que visa melhorar a experiência de uso do tablet. Até o modelo iPad Pro M4 de 2024, a câmera frontal ficava na borda vertical (portrait). No contexto de grandes movimentos da empresa, vale lembrar que o Reino Unido pode desistir de exigir backdoor na Apple devido à pressão dos EUA, um assunto importante para a segurança dos usuários.

Com o iPad Pro M4, a Apple mudou a câmera frontal para a borda horizontal (landscape), otimizando-a para videochamadas e uso geral na posição mais comum. Agora, o novo rumor sugere que o iPad Pro M5 terá uma segunda câmera frontal, posicionada na borda vertical novamente. Essa adição estratégica permite que os usuários tenham flexibilidade, alternando entre as orientações sem comprometer a qualidade da imagem ou o enquadramento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ideia é simples, mas prática: ter uma câmera em cada lado do aparelho. Assim, seja para uma chamada de vídeo em pé ou para tirar uma selfie na horizontal, a câmera estará sempre na melhor posição. Essa abordagem multifacetada pode tornar a experiência de comunicação e criação de conteúdo muito mais fluida, eliminando a necessidade de girar o dispositivo constantemente.

Essa inovação é algo que, segundo especialistas, tablets Android também poderiam adotar. A flexibilidade de ter duas câmeras frontais, uma em cada borda, traz benefícios claros para a usabilidade diária, seja para trabalho, estudo ou lazer. Essa discussão se encaixa no panorama das atualizações do Android 16 e outras melhorias esperadas para o sistema. Acompanharemos de perto os próximos anúncios da Apple, incluindo o aguardado iOS 27 para iPhone dobrável e as novidades que o Google trará para a linha Pixel, como as novas cores do Google Pixel 10.

Leia também:

Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificial, mas escrito e revisado por um humano.

André atua como jornalista de tecnologia desde 2009 quando fundou o Tekimobile. Também trabalhou na implantação do portal Tudocelular.com no Brasil e já escreveu para outros portais como AndroidPIT e Techtudo. É formado em eletrônica e automação, trabalhando com tecnologia há 26 anos.