Depois de atualizar os apps Paint, o Notepad e o Relógio, chegou a hora da Microsoft anunciar uma nova versão do seu antigo Gravador de voz. Ele passará a se chamar Gravador de Som e recebeu um banho de loja com uma nova interface de acordo com a linguagem do Windows 11.
Além de uma estética geral atualizada que faz uso do material Mica, cantos arredondados e muito mais, há algumas mudanças claras na experiência do usuário. Para começar, ao reproduzir uma gravação, você pode ver uma visualização dos níveis de áudio, que preenche muito do espaço vazio presentes no aplicativo anterior, além disso, pode facilitar a encontrar pontos específicos em uma gravação.
Outra mudança notável é a capacidade de alterar o dispositivo de gravação diretamente dentro do aplicativo. A versão atual do aplicativo Gravador de voz coloca o microfone padrão definido pelo próprio Windows, precisando ir até as configurações de Som do sistema para alterar. Já no novo Gravador de Voz, o app lhe dá um pouco mais de flexibilidade. Além disso, você também poderá alterar o formato de arquivo preferido para gravações.
Em pequenas mudanças, algumas das opções e controles foram movidos para que você não tenha mais uma barra de comando na parte inferior do aplicativo com tudo. O botão Compartilhar está agora perto da parte superior da janela e a capacidade de adicionar um marcador a uma gravação está agora na parte inferior. Também parece que agora você pode importar arquivos para o Sound Recorder em vez de apenas ver os arquivos gerados pelo próprio aplicativo.
Como testar o novo Gravador de Som?
Para experimentar o novo aplicativo Gravador de Som, você precisará ser um Windows Insider inscrito no canal Dev (veja como se tornar aqui), pelo menos por enquanto. Basta verificar se há atualizações na Microsoft Store para obtê-lo, ou esperar que ele atualize automaticamente. O aplicativo deve ser lançado para outros canais nas próximas semanas antes que todos possam experimentá-lo.
Fonte: Microsoft