Ícone do site Tekimobile

Novo app para celulares promete identificar autismo com precisão em 87% usando Inteligência artificial

Novo app para celulares promete identificar autismo com precisão em 87% usando Inteligência artificial 1

Um aplicativo para tablet, denominado SenseToKnow, promete identificar o autismo com uma precisão de 87,8% em crianças, utilizando características de comportamento e indicadores. Desenvolvido pela Universidade de Duke, na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, este exame baseado em inteligência artificial (IA) leva apenas 10 minutos e pode ser realizado no ambiente familiar da criança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O SenseToKnow avalia o paciente por meio de respostas a jogos na tela, bem como observa expressões faciais, piscadas, movimentos corporais e reações espontâneas. O aplicativo analisa esses dados para determinar se há indícios de autismo, e os resultados deste estudo foram publicados na revista científica Nature Medicine.

A detecção precoce do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é crucial para um tratamento eficaz, e os pesquisadores destacam que o aplicativo é de fácil utilização. Ele incorpora um jogo de estourar bolhas na tela para avaliar habilidades motoras, já que atrasos nessas habilidades podem ser um dos primeiros sinais do autismo.

O SenseToKnow utiliza quase todos os sensores do tablet para medir e caracterizar a resposta da criança, eliminando a necessidade de calibração ou equipamentos especiais. O aplicativo pode verificar a expressão facial, padrões de olhar, movimentos de cabeça, número de piscadas e habilidades motoras.

A inteligência artificial por trás do aplicativo desenvolveu biomarcadores para cada criança, aprimorando a identificação do possível diagnóstico de autismo. A IA também fornece pontuações para a qualidade dos dados capturados pelo aplicativo e para o nível de confiança.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O estudo do SenseToKnow envolveu a análise de 475 crianças durante consultas pediátricas, das quais 49 foram posteriormente diagnosticadas com autismo e 98 com atraso no desenvolvimento, mas sem autismo. O aplicativo demonstrou uma sensibilidade de 87,8% na detecção do autismo, identificando corretamente a maioria das crianças com a doença.

Os pesquisadores acreditam que a facilidade de uso do SenseToKnow, combinada com sua precisão em diferentes grupos demográficos, poderá contribuir para uma melhor compreensão do autismo. No entanto, a professora Geraldine Dawson, da Universidade de Duke, alerta que o autismo apresenta uma ampla variedade de comportamentos, e essa ferramenta de triagem captura essa complexidade com maior precisão.

A Academia Americana de Pediatria recomenda a realização de exames para verificar o possível diagnóstico de autismo entre 18 e 24 meses de idade. O SenseToKnow ainda aguarda a liberação da FDA (Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA) e não será vendido inicialmente. Os pesquisadores estão considerando a possibilidade de disponibilizar o aplicativo aos pais para uso doméstico, sob supervisão, a fim de medir o progresso das crianças em programas de intervenção precoce e estudar a eficácia desses programas. A pesquisa foi apoiada pelos Institutos Nacionais de Saúde, Fundação Simons, National Science Foundation e Departamento de Defesa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sair da versão mobile