▲
- Os iPhones 17, 17 Pro, 17 Pro Max e iPhone Air usam o novo chip N1 da Apple, que suporta Wi-Fi 7, Bluetooth 6 e Thread.
- Você deve saber que o chip tem uma limitação de largura de banda para Wi-Fi 7 em 160 MHz, metade do padrão máximo.
- Essa limitação pode impedir que os dispositivos atinjam a velocidade máxima teórica do Wi-Fi 7, mas não afeta o uso comum.
- O chip N1 traz melhorias em desempenho, confiabilidade do Personal Hotspot, AirDrop e eficiência energética dos aparelhos.
Os modelos mais recentes do iPhone 17, iPhone 17 Pro, iPhone 17 Pro Max e iPhone Air, já estão equipados com o novo chip N1 da Apple. Este componente é essencial para a conectividade Wi-Fi 7, Bluetooth 6 e Thread. Contudo, documentos da FCC revelaram uma limitação na largura de banda do Wi-Fi 7 deste chip.
Segundo análises de documentos da FCC realizadas pela MacRumors, o chip N1 nos novos iPhones suporta apenas 160 MHz de largura de banda para Wi-Fi 7. O padrão máximo para Wi-Fi 7 é de 320 MHz. Essa diferença significa que os dispositivos não conseguirão atingir as velocidades teóricas máximas do Wi-Fi 7.
Para a maioria dos usuários, essa limitação não deve causar problemas notáveis no uso diário. O desempenho real da internet é frequentemente restrito pelos provedores e outros fatores externos. Alguns usuários de iPhone, porém, tinham curiosidade sobre essa especificação, e os documentos da FCC confirmaram a informação.
Detalhes do Chip N1 do iPhone 17
Ainda que com 160 MHz, o Wi-Fi 7 continua sendo uma tecnologia rápida. Ele permite a transmissão de dados simultaneamente pelas bandas de 2.4 GHz, 5 GHz e/ou 6 GHz, com um roteador compatível. Isso proporciona velocidades mais elevadas, menor latência e uma conexão mais estável.
Vale a pena mencionar que os modelos do iPhone 16 (exceto o 16e) também já suportavam Wi-Fi 7 com até 160 MHz, utilizando um chip da Broadcom. Havia a esperança de que o chip N1 da Apple pudesse expandir esse limite para 320 MHz, mas os dados mostram que isso não ocorreu.
Leia também:
O chip N1, no entanto, oferece outros benefícios importantes. A Apple afirma que ele melhora o desempenho geral e a confiabilidade de recursos como Personal Hotspot e AirDrop. Além disso, o chip contribui para melhorias na eficiência energética dos modelos mais recentes de iPhone.
A integração de tecnologias de conectividade avançadas como o Wi-Fi 7 é um passo importante para os dispositivos móveis, visando atender às crescentes demandas por velocidade e estabilidade. A otimização interna com chips como o N1 reflete o contínuo desenvolvimento da plataforma da Apple para futuras gerações de smartphones.
Este conteúdo foi auxiliado por Inteligência Artificiado, mas escrito e revisado por um humano.