Novo Mac Pro com chip Apple deve chegar no fim do ano

Avatar de André Luiz
18/01/2022 às 09:30 | Atualizado há 2 anos
novo-mac-pro-capa

Embora a Apple tenha adicionado novas opções de GPU na hora de comprar o Mac Pro no ano passado, não há grandes mudanças na linha desde 2019. Na verdade, é a última linha de produtos a não ter uma opção com um chip da série Apple M. Mas isso irá mudar, segundo vazamento, no final de 2022 chegará o novo Mac Pro com chip Apple Silicon, completando a migração de chips da Intel.

O novo Mac Pro supostamente usará um chipset que fica acima do M1 Max (que alimenta o MacBook Pro 14″ e 16″). Rumores apontam para um chip chamado M1 Max “dual”, que será essencialmente um chip Max com hardware extra – até 40 núcleos de CPU e 128 núcleos de GPU (embora o Max só tenha uma configuração de CPU 8+2 e 32 núcleos de GPU). É importante ressaltar que não será uma variante do M2, que provavelmente introduzirá uma nova arquitetura para os núcleos.

Enquanto o Mac mini e o iMac ainda estão disponíveis com um chip Intel, temos a sensação de que eles vão embora em breve. O informante @DylanDKT menciona um novo iMac Pro de entrada, que supostamente usará algo parecido com o M1 Max (embora não tão poderoso quanto o chip do Mac Pro).

Os Macs desktop à parte, existem dispositivos com apple m2 chegando no segundo semestre deste ano, relata o leakster. O MacBook Pro 13 (um dos primeiros dispositivos M1), será substituído por um modelo de 14″ usando o M2. Esta mudança será emparelhada com um aumento de preço. Haverá também um novo MacBook Air com um M2, que presumivelmente manterá a diagonal de 13″ para seu display.

O raciocínio por trás de tal divisão é que o M2 provavelmente será fabuloso em um nó menor (os chips M1 atuais vêm dos fabs de 5 nm da TSMC). Isso levará a um rendimento menor, tornando grandes chips (com muitos núcleos) inviáveis. Enquanto isso, o nó de 5 nm terá amadurecido o suficiente para permitir monstros de 40 núcleos.

Source 1 | Source 2 | Via

Se você gostou do artigo, nos acompanhe no Google Notícias, Facebook, Twitter e Telegram para ter acesso imediato a tudo.
Avatar de André Luiz
Fundador e editor chefe da Tekimobile Midia. Além de empreender, trabalhou 20 anos com eletrônica e telecom até que decidiu se dedicar 100% na produção de conteúdo.
SUGESTÕES PARA VOCÊ